Mostra de Qualidade de Café de Alegre chega à 3º edição fortalecendo atividade cafeeira

A 3ª Mostra de Qualidade de Café de Alegre foi lançada. O lançamento próximo ao início da colheita do café, que acontece no mês de maio, tem o intuito de incentivar os produtores a selecionarem seus grãos de melhor qualidade. A mostra visa a identificar, conhecer e valorizar os cafeicultores de Alegre que produzem cafés arábica e conilon de qualidade, com o propósito de fortalecer a atividade cafeeira do município.

O objetivo da mostra é promover a adesão à produção de cafés de qualidade entre os cafeicultores de Alegre, o que resulta na agregação de valor ao café, na conquista de novos mercados e na sustentação à cadeia produtiva. A Mostra é realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural  da Prefeitura Municipal de Alegre e pela Empresa Júnior de Cafeicultura (Caparaó Jr.) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Alegre.

“Os agricultores precisam de espaços como estes, que são uma oportunidade para o produtor identificar o seu potencial de produzir cafés com qualidade. Além disso, permite que ele conheça os principais pontos de melhoria para a sua produção e o trabalho da Extensão Rural é fundamental nesse processo. A 3ª Mostra é uma continuidade do trabalho na cafeicultura desenvolvido no município nos últimos anos”, disse a coordenadora do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper de Alegre, Aline Chaves Pereira. 

INSCRIÇÕES E REGULAMENTO – O período de inscrições para a 3ª Mostra de Qualidade de Café de Alegre será entre os dias 02 de agosto e 31 de agosto de 2021. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no Escritório Local do Incaper de Alegre ou na sede da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural da Prefeitura Municipal de Alegre. 

O regulamento oficial com informações sobre inscrição, etapas e outras questões relacionadas à mostra está disponível nos sites do Incaper, da Prefeitura Municipal de Alegre e da empresa Caparaó Jr. Os cafeicultores têm ainda a oportunidade de preparar suas amostras de café com base nas informações da cartilha produzida pela Caparaó Jr., e também em diversos materiais técnicos sobre qualidade do café disponíveis na Biblioteca Rui Tendinha.

Confira o regulamento da mostra e aguarde as inscrições.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Ufes obtém registro de nova cultivar de café conilon com alto teor de cafeína

A Ufes obteve o registro de mais uma cultivar de café conilon no ...

Promoção de cafés especiais do Brasil em Dubai pode render US$ 23,4 milhões

Ação coordenada pela BSCA levou 19 empresas brasileiras à World of Coffee, que ...

Vinícolas gaúchas promovem atrações para celebrar a colheita da uva

Crédito: Renato Soares/MTur Tem início a temporada da Vindima no Sul do país ...

Parceria prevê US$ 100 milhões para projetos de redução das emissões de metano

Para secretário de Inovação do Mapa, Fernando Camargo, iniciativa pode ajudar países a ...

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...