Mostra de Qualidade de Café de Alegre chega à 3º edição fortalecendo atividade cafeeira

A 3ª Mostra de Qualidade de Café de Alegre foi lançada. O lançamento próximo ao início da colheita do café, que acontece no mês de maio, tem o intuito de incentivar os produtores a selecionarem seus grãos de melhor qualidade. A mostra visa a identificar, conhecer e valorizar os cafeicultores de Alegre que produzem cafés arábica e conilon de qualidade, com o propósito de fortalecer a atividade cafeeira do município.

O objetivo da mostra é promover a adesão à produção de cafés de qualidade entre os cafeicultores de Alegre, o que resulta na agregação de valor ao café, na conquista de novos mercados e na sustentação à cadeia produtiva. A Mostra é realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural  da Prefeitura Municipal de Alegre e pela Empresa Júnior de Cafeicultura (Caparaó Jr.) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Alegre.

“Os agricultores precisam de espaços como estes, que são uma oportunidade para o produtor identificar o seu potencial de produzir cafés com qualidade. Além disso, permite que ele conheça os principais pontos de melhoria para a sua produção e o trabalho da Extensão Rural é fundamental nesse processo. A 3ª Mostra é uma continuidade do trabalho na cafeicultura desenvolvido no município nos últimos anos”, disse a coordenadora do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper de Alegre, Aline Chaves Pereira. 

INSCRIÇÕES E REGULAMENTO – O período de inscrições para a 3ª Mostra de Qualidade de Café de Alegre será entre os dias 02 de agosto e 31 de agosto de 2021. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no Escritório Local do Incaper de Alegre ou na sede da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural da Prefeitura Municipal de Alegre. 

O regulamento oficial com informações sobre inscrição, etapas e outras questões relacionadas à mostra está disponível nos sites do Incaper, da Prefeitura Municipal de Alegre e da empresa Caparaó Jr. Os cafeicultores têm ainda a oportunidade de preparar suas amostras de café com base nas informações da cartilha produzida pela Caparaó Jr., e também em diversos materiais técnicos sobre qualidade do café disponíveis na Biblioteca Rui Tendinha.

Confira o regulamento da mostra e aguarde as inscrições.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Menor oferta mundial de café impulsiona valores futuros

Os contratos futuros do café arábica tiveram desempenho positivo nesta semana, voltando a ...

Doze municípios do Espírito Santo passam para risco baixo de contaminação da Covid-19

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (07), o 54º Mapa de Risco ...

Seminário discute déficit de armazenagem para grãos e aponta soluções emergenciais

A constatação da necessidade de aumentar o espaço para armazenar grãos nas principais ...

Conquistas no campo são alcançadas com o auxílio da Contribuição Sindical Rural

A Contribuição Sindical Rural (CSR) fortalece a categoria rural, e, é através dela ...

Ceasa-ES inicia coleta de culturas de produtos do mercado para análise

Ação vem sendo realizada em parceria com o MPES e a Vigilância Sanitária ...