Mulheres que atuam no agronegócio representam 30% do segmento

Foto: Divulgação

Julio Huber

Uma pesquisa realizada recentemente pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) apontou que as mulheres que atuam no agronegócio são responsáveis pela gestão de, no mínimo, 30% do segmento. Tendo em vista que o setor representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, as mulheres desse setor da economia são responsáveis pela condução de pelo menos 8% do PIB nacional, algo em torno de US$ 165 bilhões.

Segundo um estudo realizado pelos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da ESALQ/USP, nos últimos anos houve um aumento de 8,3% do número total de mulheres trabalhando no agronegócio. Diante desse cenário, a participação da mulher no mercado de trabalho nesse segmento, cresceu consistentemente entre 2004 e 2015, passando de 24,11% para 27,97%. Já o número de homens atuando no setor diminuiu 11,6%.

É importante destacar que o aumento da participação feminina no agronegócio ocorreu na categoria de empregadas com carteira assinada, principalmente entre 2009 e 2013. Essa informação é de extrema relevância em função do perfil do setor, que é caracterizado por um nível de informalidade maior que a média da economia.

A fundadora da rede AgroMulher, Vanessa Sabioni, que é engenheira agrônoma e Mestre em Fitopatologia, destacou que apesar da informalidade do setor, percebe-se que a cada dia as mulheres buscam melhorar sua qualificação profissional, através de cursos, palestras e troca de informações com outras colaboradoras do setor. “Em minhas palestras e consultorias pelo país, percebo uma preocupação muito maior pela busca de aprendizado e qualificação”, declara.

Últimas notícias

Tradição familiar no agronegócio em evidência na Praça do Papa

A tradição familiar marca o agronegócio capixaba, que, segundo dados do Governo do ...

Ação de fiscalização do Mapa apreende 173 mil litros de bebidas com indícios de fraude

Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resultou ...

Mapa reforça vigilância após ocorrências de Peste Suína Africana na República Dominicana

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que está acompanhando e ...

Cooperação alemã investe U$ 2 milhões em projeto de apoio ao Comércio Justo na América Latina e Caribe

Mais de 84 mil produtores(as) da região da América Latina e do Caribe ...

Agricultura familiar recebe investimentos no Espírito Santo

Para comemorar a Semana da Agricultura Familiar, o Governo do Estado anunciou um ...