Ovo: um alimento nutritivo e que ajuda a manter a imunidade

Em período de pandemia do coronavírus (Covid-19), em que o mundo está vivendo, além de todos os cuidados básicos com higiene e evitar contato físico para diminuir a transmissão do vírus, uma boa alimentação é fundamental para fornecer nutrientes capazes de manter o equilíbrio e o sistema imunológico do organismo.

O estresse aumenta a produção de radicais livres e processos inflamatórios. É preciso ficar atento à alimentação em tempo de coronavírus ou processos gripais que atacam, principalmente, os idosos, pessoas com doenças crônicas e crianças.

Anúncio

O ovo apresenta uma serie de nutrientes capazes de melhorar o sistema imunológico das pessoas. O consumo de ovos associado a uma alimentação equilibrada colabora na prevenção de doenças, melhorando da qualidade de vida das pessoas.

Anúncio

De acordo com especialistas do Instituto Ovos Brasil, o ovo é um dos alimentos que possui a vitamina D, contando também com as vitaminas A, E e K. Já os minerais, o ovo possui em sua composição o cálcio, fósforo, magnésio, manganês, zinco, cobre e selênio. A quantidade encontrada atende a metade das necessidades diárias de uma pessoa adulta.

“A gema possui gorduras boas para a saúde do coração. Há uma pequena quantidade de gordura saturada e possui na sua composição o colesterol. Mas, é comprovado cientificamente que o consumo de ovos não aumenta os níveis de colesterol”, alerta o Instituto.

Uma dica para manter as qualidades nutricionais, é cozinhar o ovo, não por tempo excessivo. Com sete minutos de cozimento se obtém uma gema cremosa. Entretanto, o ovo pode ser cozido por mais alguns minutos, dependendo do gosto da pessoa. Não cozinhar muito favorece a absorção da biotina (vitamina do complexo B). É preciso evitar o cozimento excessivo, pois pode acarretar na perda dos muitos nutrientes que o ovo possui. Outra sugestão, essa para evitar que a casca do ovo quebre, é adicionar meia colher de chá vinagre na água que irá cozinhar o ovo.

“O ovo é um alimento saboroso, de fácil preparo e que pode ser consumido cozido, assado, mexido e até mesmo sendo ingrediente para deliciosas receitas doces e salgadas”, sugere o a entidade.

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo.

O Instituto tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.

Fonte: Instituto Ovos Brasil

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...