Ovo: um alimento nutritivo e que ajuda a manter a imunidade

Em período de pandemia do coronavírus (Covid-19), em que o mundo está vivendo, além de todos os cuidados básicos com higiene e evitar contato físico para diminuir a transmissão do vírus, uma boa alimentação é fundamental para fornecer nutrientes capazes de manter o equilíbrio e o sistema imunológico do organismo.

O estresse aumenta a produção de radicais livres e processos inflamatórios. É preciso ficar atento à alimentação em tempo de coronavírus ou processos gripais que atacam, principalmente, os idosos, pessoas com doenças crônicas e crianças.

O ovo apresenta uma serie de nutrientes capazes de melhorar o sistema imunológico das pessoas. O consumo de ovos associado a uma alimentação equilibrada colabora na prevenção de doenças, melhorando da qualidade de vida das pessoas.

De acordo com especialistas do Instituto Ovos Brasil, o ovo é um dos alimentos que possui a vitamina D, contando também com as vitaminas A, E e K. Já os minerais, o ovo possui em sua composição o cálcio, fósforo, magnésio, manganês, zinco, cobre e selênio. A quantidade encontrada atende a metade das necessidades diárias de uma pessoa adulta.

“A gema possui gorduras boas para a saúde do coração. Há uma pequena quantidade de gordura saturada e possui na sua composição o colesterol. Mas, é comprovado cientificamente que o consumo de ovos não aumenta os níveis de colesterol”, alerta o Instituto.

Uma dica para manter as qualidades nutricionais, é cozinhar o ovo, não por tempo excessivo. Com sete minutos de cozimento se obtém uma gema cremosa. Entretanto, o ovo pode ser cozido por mais alguns minutos, dependendo do gosto da pessoa. Não cozinhar muito favorece a absorção da biotina (vitamina do complexo B). É preciso evitar o cozimento excessivo, pois pode acarretar na perda dos muitos nutrientes que o ovo possui. Outra sugestão, essa para evitar que a casca do ovo quebre, é adicionar meia colher de chá vinagre na água que irá cozinhar o ovo.

“O ovo é um alimento saboroso, de fácil preparo e que pode ser consumido cozido, assado, mexido e até mesmo sendo ingrediente para deliciosas receitas doces e salgadas”, sugere o a entidade.

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo.

O Instituto tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.

Fonte: Instituto Ovos Brasil

Últimas notícias

CNC mantém trabalho para alavancar consumo global de café

O Conselho Nacional do Café (CNC) participa ativamente da Força-Tarefa Público-Privada do Café ...

Live da Favesu apresenta novidades para suinocultura

A organização da 6ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu) iniciou, na ...

Crédito para custeio beneficia o planejamento no campo

A linha de crédito rural para custeio antecipado é uma importante ferramenta de ...

Preços de café batem recordes no mês de fevereiro no Espírito Santo

Os preços de café no Espírito Santo, em fevereiro deste ano, valorizaram em ...

Morre um dos mais importantes touros da raça Gir Leiteiro

Dragão TE morreu no dia 1º de março e deixa importante legado para ...