Ovo: um alimento perfeito para as mães

O ovo parece um presente: vem com embalagem delicada, que protege a parte interna composta de muitos nutrientes importantes para as mulheres. É composto pela clara, rica em proteína, e a gema que possui gorduras, proteínas, vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis, além de carotenoides que favorecem a promoção da saúde da mulher.

O ovo é uma fonte energética rica e tem muito a acrescentar para a saúde da mulher no seu dia-a-dia. A riqueza de nutrientes que o ovo possui faz com que este alimento precioso possa ter dois destinos: se transformar em um novo ser ou alimentar um ser. Por isso, é considerado o segundo melhor alimento depois do leite materno.

O momento atual da pandemia de Cocid-19, além de todos os cuidados básicos com higiene e contato físico para prevenção de doenças transmissíveis como as viroses, uma boa alimentação é fundamental para fornecer nutrientes capazes de manter o equilíbrio e o sistema imunológico. O estresse provocado pelo isolamento social pode provocar o aumento da produção de radicais livres e processos inflamatórios. O ovo apresenta uma série de nutrientes capazes de melhorar o estado imunológico das mulheres.

O Instituto Ovos Brasil (IOB) dá alguns dos muitos motivos para ter ovo na alimentação das mamães:

O ovo é fonte de proteína – A proteína é um composto de aminoácidos e sua combinação variada proporciona funções diferentes como síntese de hormônios, enzimas, músculo, proteínas estruturais como, por exemplo, o colágeno. Atua como transportadora de nutrientes, como neurotransmissores e componentes do sistema imune. Assim, a proteína é fundamental, pois participa ativamente de todos os processos biológicos e pode manter a imunidade em alta;

Dois ovos possuem 33 mcg de selênio – O selênio é outro nutriente com uma poderosa função antioxidante e contribui para o aumento de glutationa, um antioxidante produzido pelas nossas células e que tem a função de combater os radicais livres produzidos pelo nosso organismo;

O magnésio é outro composto que atua como cofator na síntese de imunoglobulinas e, portanto, fundamental na resposta imune;

O ovo possui vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, ácido pantotênico, biotina, ácido fólico, vitamina B12 e colina), vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Estudos mostram que o consumo de vitaminas através da alimentação é mais eficaz que a utilização de produtos sintéticos;

Os benefícios do ovo para as mulheres

Auxilia na saúde óssea prevenindo osteoporose através da Vitamina B;

É utilizado como estratégia no pós-treino para ganho de massa muscular. Ajuda na recuperação da perda de massa muscular que acontece a partir dos 40 anos;

Perfeito para a produção de hormônios tireoidianos;

Um super aliado para a beleza. Na pele, combate a flacidez e auxilia na produção de colágeno. É rico em vitaminas do complexo B e Biotina. Auxilia no fortalecimento e crescimento de cabelos e unhas.

Preparação – Como e formas de consumir?

O ovo tem sido preparado de diversas maneiras que vão das mais simples como o ovo frito, tão popular na nossa cultura, como as preparações mais requintadas produzidas por chefs e que encantam as pessoas que podem vir a pensar: como não tive esta ideia antes?

O Instituto Ovos Brasil através do seu site (http://www.ovosbrasil.com.br/receita/) oferece um vasto acervo de como preparar e consumir ovos das mais variadas formas.  E para o Dia das Mães, nada melhor do que preparar uma super receita a base de um superalimento.

Fonte: IOB

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