Parceria entre Brasil e Canadá estimula inovação industrial

Imagem: Freepik

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC, sigla em inglês) abrem chamada para unir pequenas e médias empresas canadenses e a indústria brasileira em projetos de inovação. A proposta é integrar conhecimentos em tecnologias com potencial de mercado nas áreas de saúde, bioeconomia florestal, mineração, agroindústria e aeroespacial.

Anúncio

“A cooperação internacional é uma ferramenta que a Embrapii possui para estimular projetos inovadores em áreas estratégicas. A interação entre empresas além fronteira eleva o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de soluções tecnológicas e novos produtos a uma escala global”, destaca o presidente interino da Embrapii, Igor Nazareth.

Anúncio

Para participar da seleção, empresas de ambos os países devem se unir em consórcio e apresentar uma proposta conjunta, preferencialmente envolvendo tecnologias que envolvam IoT, inteligência artificial, manufatura avançada ou bioeconomia. O lado brasileiro também precisa negociar o projeto com alguma Unidade Embrapii para que a empresa canadense possa submeter a proposta final à avaliação do NRC.

Os selecionados vão receber apoio financeiro e suporte técnico para o desenvolvimento da solução. Se necessário, empresas interessadas terão suporte para identificar parceiros do projeto em ambos os países. As inscrições ficam abertas até dia 13 de junho e detalhes sobre o processo de preparação e envio de propostas podem ser acessados em: https://embrapii.org.br/cooperacao-internacional/chamada-canada-2023/.

A chamada é resultado do acordo de cooperação internacional assinado entre a Embrapii e o NCR. O modelo prevê que as empresas e as instituições de pesquisa sejam financiadas por seus respectivos países, segundo as regras de cada organização. A empresa brasileira terá acesso às modalidades de apoio da Embrapii, desde que cumpra os pré-requisitos.

EMBRAPII – A Embrapii atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender o setor empresarial, com o objetivo de fomentar inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas e divide custos e riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos de inovação.

Na área internacional, a estratégia envolve a cooperação entre empresas nacionais e estrangeiras, por meio de parceria com agências de fomento de outros países. Além do Canadá, estão abertas oportunidades de parceria em formato semelhante com empresas dos seguintes países: Áustria, República Tcheca, Flandres (Bélgica), Alemanha, Luxemburgo, Turquia e Valônia (Bélgica), além da União Europeia.

NRC – O Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC) é a principal organização nacional de ciência e tecnologia e de apoio a pesquisa e desenvolvimento naquele país. O NRC promove o principal programa de assistência à inovação do país para pequenas e médias empresas. A entidade ajuda a desenvolver inovação e levar ideias ao mercado, por meio de assistência financeira, serviços de consultoria e conexões com os melhores negócios e experiência em PD&I no Canadá.

Fonte: EMBRAPII

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES livre de febre aftosa sem vacinação: saiba os benefícios

Foto: Freepik O Espírito Santo está oficialmente livre da febre aftosa sem vacinação. ...

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

Foto: Carolina Jardine A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água ...

Bahia dá início à colheita do algodão safra 2023/2024

Foto: Divulgação As máquinas em campo sinalizam o início da colheita do algodão ...

Família dá até mamadeira para cuidar de filhote de veado encontrado ferido

Foto e vídeo: Divulgação Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação Um filhote de ...

Furtas e hortaliças sofrem aumento por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: André Oliveira / MDS A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma ...