Peixes ornamentais escondidos em bagagem são barrados no aeroporto

Foto: SFA-SP

Oito peixes ornamentais da espécie kinguios, conhecidos pela facilidade de adaptação e por serem bastante sociáveis, foram apreendidos por agentes da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Anúncio

Os peixes estavam na bagagem despachada de um passageiro que chegou na segunda-feira (9) em voo da Holanda. Os animais não tinham a documentação de importação exigida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com o Vigiagro, peixes vivos podem introduzir no país doenças de notificação obrigatória altamente contagiosas.

Uma delas é a koi herpes vírus (KHV), também conhecida como vírus da nefrite intersticial da carpa e necrose branquial. A KHV é letal para carpas e kinguios, além de ser altamente transmissível e não ter tratamento eficaz.

Anúncio

Outro risco é a viremia da primavera das carpas (SVC), doença viral grave com potencial de risco à piscicultura nacional. Entre os sintomas desta doença aguda estão hemorragias, escurecimento da pele, olhos salientes, palidez nas brânquias e acúmulo de líquido na cavidade abdominal.

As duas doenças podem causar mortalidade em larga escala e impactos econômicos severos na aquicultura brasileira. Produtos de origem animal só podem entrar no país com a expressa autorização do Mapa.

Fonte: SFA-SP

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Exportação de carne de frango retomam perspectivas de crescimento com retorno da China

Foto: Freepik A China anunciou que irá retomar as importações de carne de ...

Semana Internacional do Café (SIC) termina hoje com programação intensa

Foto: Divulgação Semana Internacional do Café Com o tema principal “Café em Transformação ...

Festuris abre 37ª edição em Gramado, que reúne mais de 60 destinos internacionais

Fotos: Festuris/Divulgação A noite desta quinta-feira (6), marcou a solenidade oficial de abertura ...

Exportação de café pelo Espírito Santo deve alcançar a segunda maior receita cambial da história

Foto: VLI/Divulgação A exportação de café pelo Espírito Santo deve ultrapassar US$ 1,063 ...

Feira da Agroindústria termina nesta sexta-feira (07) na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Fotos: Lucas S. Costa/ALES Segue até esta sexta-feira (07), na área externa da ...