Peixes ornamentais escondidos em bagagem são barrados no aeroporto

Foto: SFA-SP

Oito peixes ornamentais da espécie kinguios, conhecidos pela facilidade de adaptação e por serem bastante sociáveis, foram apreendidos por agentes da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Anúncio

Os peixes estavam na bagagem despachada de um passageiro que chegou na segunda-feira (9) em voo da Holanda. Os animais não tinham a documentação de importação exigida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com o Vigiagro, peixes vivos podem introduzir no país doenças de notificação obrigatória altamente contagiosas.

Uma delas é a koi herpes vírus (KHV), também conhecida como vírus da nefrite intersticial da carpa e necrose branquial. A KHV é letal para carpas e kinguios, além de ser altamente transmissível e não ter tratamento eficaz.

Anúncio

Outro risco é a viremia da primavera das carpas (SVC), doença viral grave com potencial de risco à piscicultura nacional. Entre os sintomas desta doença aguda estão hemorragias, escurecimento da pele, olhos salientes, palidez nas brânquias e acúmulo de líquido na cavidade abdominal.

As duas doenças podem causar mortalidade em larga escala e impactos econômicos severos na aquicultura brasileira. Produtos de origem animal só podem entrar no país com a expressa autorização do Mapa.

Fonte: SFA-SP

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Defensivos agrícolas irregulares são apreendidos durante fiscalização

Foto: Mapa O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Programa ...

Piscicultura ganha espaço na Favesu 2026, que terá estrutura ampliada

Foto: Zoom Filmes A Feira da Proteína Animal Capixaba (Favesu) terá uma edição ...

Nova arma biológica contra o bicudo-do-algodoeiro surge de pesquisa no Pantanal

Foto: Biotrop Uma descoberta feita durante uma expedição científica no Pantanal pode representar ...

Startup brasileira entra em lista mundial de tecnologias para prevenir riscos ambientais

Fotos: Divulgação Uma plataforma digital criada no Brasil para identificar riscos ambientais que ...

Iniciativas apoiam práticas regenerativas nas lavouras de café em Minas Gerais

Foto: Cecafé Iniciativas voltadas a apoiar produtores de café na adoção de práticas ...