Pequenos e médios produtores rurais estão exportando cada vez mais

O pequeno e médio produtor do setor agropecuário brasileiro está despertando cada vez mais para as oportunidades no mercado internacional. A tendência ficou evidente na participação do projeto Agro BR na Anufood Brazil, Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, realizada em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de abril.

“O acesso aos mercados internacionais deixou de ser exclusivo aos grandes produtores. Produtores de menor porte estão se organizando para atender às exigências de qualidade e rastreabilidade para exportar. Além disso, estão ganhando escala, por meio da formação de cooperativas”, relata Ademar Pereira, integrante do Agro BR e presidente da Cooperativa Agropecuária de Caconde e Região (Coopac), localizada no Estado de São Paulo.

Continua após o anúncio

O Agro BR é um projeto desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em conjunto com a APEX-Brasil, que busca organizar e aumentar o número de empresários rurais brasileiros no comércio internacional. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) faz parte do Sistema CNA.

“O apoio do Sistema FAESP/SENAR-SP tem sido fundamental para a Cooperativa atingir o mercado internacional. Os programas de treinamento do SENAR-SP nos ajudaram a atingir padrões elevados de qualidade”, afirma Ademar Pereira.

De acordo com Pereira, a Coopac, por exemplo, participou de rodadas de negócios com potenciais compradores internacionais durante a Anufood. “Conhecemos as demandas dos importadores e as ferramentas que precisamos desenvolver para atender esses mercados. Seria impossível se não estivéssemos atentos ao mercado externo e organizados numa Cooperativa”, destacou o presidente.

A Coopac foi constituída em 2015 por um grupo de cafeicultores de Caconde. “Desde o início, ficou evidente a importância do cooperativismo para atingirmos os nossos objetivos, que dificilmente alcançaríamos trabalhando sozinhos”, disse Pereira.

A Anufood Brazil é um grande canal gerador de negócios e vitrine de lançamentos de produtos nacionais e internacionais para o varejo, redes de food service, alimentação fora do lar e hotelaria.

Fonte: Ricardo Viveiros & Asssociados

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...