Pequenos e médios produtores rurais estão exportando cada vez mais

O pequeno e médio produtor do setor agropecuário brasileiro está despertando cada vez mais para as oportunidades no mercado internacional. A tendência ficou evidente na participação do projeto Agro BR na Anufood Brazil, Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, realizada em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de abril.

“O acesso aos mercados internacionais deixou de ser exclusivo aos grandes produtores. Produtores de menor porte estão se organizando para atender às exigências de qualidade e rastreabilidade para exportar. Além disso, estão ganhando escala, por meio da formação de cooperativas”, relata Ademar Pereira, integrante do Agro BR e presidente da Cooperativa Agropecuária de Caconde e Região (Coopac), localizada no Estado de São Paulo.

Anúncio

O Agro BR é um projeto desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em conjunto com a APEX-Brasil, que busca organizar e aumentar o número de empresários rurais brasileiros no comércio internacional. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) faz parte do Sistema CNA.

Anúncio

“O apoio do Sistema FAESP/SENAR-SP tem sido fundamental para a Cooperativa atingir o mercado internacional. Os programas de treinamento do SENAR-SP nos ajudaram a atingir padrões elevados de qualidade”, afirma Ademar Pereira.

De acordo com Pereira, a Coopac, por exemplo, participou de rodadas de negócios com potenciais compradores internacionais durante a Anufood. “Conhecemos as demandas dos importadores e as ferramentas que precisamos desenvolver para atender esses mercados. Seria impossível se não estivéssemos atentos ao mercado externo e organizados numa Cooperativa”, destacou o presidente.

A Coopac foi constituída em 2015 por um grupo de cafeicultores de Caconde. “Desde o início, ficou evidente a importância do cooperativismo para atingirmos os nossos objetivos, que dificilmente alcançaríamos trabalhando sozinhos”, disse Pereira.

A Anufood Brazil é um grande canal gerador de negócios e vitrine de lançamentos de produtos nacionais e internacionais para o varejo, redes de food service, alimentação fora do lar e hotelaria.

Fonte: Ricardo Viveiros & Asssociados

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...