Pesquisa mostra resultados do controle biológico de pragas com aplicação via drone

O controle biológico de pragas em lavouras é uma realidade, independente do tamanho da propriedade, e custa até 30% menos que o controle tradicional com agrotóxicos. Pesquisas realizadas no Rio Grande do Sul pela Geoplan em parceria com a CCGL têm obtido resultados sistemáticos no campo.

Na safra 2018/2019, as empresas realizaram o controle de pragas com aplicação de agentes biológicos via drone em 10 propriedades produtoras de milho e soja, em municípios da região Sul do Estado. Foram mais de 1,5 mil hectares, onde registraram 100% de resultado, sem incidência de praga.

Na atual safra (2019/2020), o espectro aumentou. Foram cerca de 40 propriedades e mais de 4 mil hectares, pelo estado do RS, que aderiram ao manejo biológico de controle de praga, ecologicamente sustentável e que preserva o meio ambiente.

“O produto final é de qualidade superior e tem o mesmo nível de resultado de produção na comparação com o manejo químico”, explica o engenheiro agrônomo e produtor rural, Cristiano Gotuzzo, proprietário da Geoplan.

Além disso, tem três grandes diferenciais competitivos foram constatados nas pesquisas: o produto testado não agride o meio ambiente, é saudável, e, impactada positivamente, no valor final do custo da produção, com menos gasto para o produtor.

“Na comparação, o uso de controle com agrotóxico custa, em média, R$ 50,00 a aplicação e precisou, nesta safra, ser realizada pelo menos de 3 a 5 aplicações em lavouras de milho. Já nas propriedades com o manejo de controle biológico de pragas, a aplicação custou R$ 40,00 e precisou ser realizada apenas uma vez”, afirma Gotuzzo.

Últimas notícias

Estudantes realizam ação de reflorestamento em Colatina

A atividade foi coordenada pelo Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia Estudantes e ...

Simpósio Nacional de Girassol em formato digital

A Embrapa Soja promove a 23ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e ...

Idaf tem trabalho aprovado em Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental

O encontro é organizado pela Ufes em parceria com o Iema O Instituto ...

Ifes abre inscrições para mestrado em Agroecologia

São ofertadas 12 vagas e o início das aulas está previsto para março ...

Laboratório de aquicultura marinha fortalecerá pesquisas no país

Visão em 3D do projeto do Lapimar Foram reiniciadas, esta semana, as obras ...