Pesquisa mostra resultados do controle biológico de pragas com aplicação via drone

O controle biológico de pragas em lavouras é uma realidade, independente do tamanho da propriedade, e custa até 30% menos que o controle tradicional com agrotóxicos. Pesquisas realizadas no Rio Grande do Sul pela Geoplan em parceria com a CCGL têm obtido resultados sistemáticos no campo.

Na safra 2018/2019, as empresas realizaram o controle de pragas com aplicação de agentes biológicos via drone em 10 propriedades produtoras de milho e soja, em municípios da região Sul do Estado. Foram mais de 1,5 mil hectares, onde registraram 100% de resultado, sem incidência de praga.

Na atual safra (2019/2020), o espectro aumentou. Foram cerca de 40 propriedades e mais de 4 mil hectares, pelo estado do RS, que aderiram ao manejo biológico de controle de praga, ecologicamente sustentável e que preserva o meio ambiente.

“O produto final é de qualidade superior e tem o mesmo nível de resultado de produção na comparação com o manejo químico”, explica o engenheiro agrônomo e produtor rural, Cristiano Gotuzzo, proprietário da Geoplan.

Além disso, tem três grandes diferenciais competitivos foram constatados nas pesquisas: o produto testado não agride o meio ambiente, é saudável, e, impactada positivamente, no valor final do custo da produção, com menos gasto para o produtor.

“Na comparação, o uso de controle com agrotóxico custa, em média, R$ 50,00 a aplicação e precisou, nesta safra, ser realizada pelo menos de 3 a 5 aplicações em lavouras de milho. Já nas propriedades com o manejo de controle biológico de pragas, a aplicação custou R$ 40,00 e precisou ser realizada apenas uma vez”, afirma Gotuzzo.

Últimas notícias

Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva anuncia os finalistas

O Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva já tem os 20 finalistas da ...

Agrishow anuncia alteração da data de realização na edição 2021

A Agrishow anunciou a alteração da data de sua 27ª edição para os ...

Sócio da Cooabriel conquista primeiro lugar no concurso Coffee Of The Year 2020

No dia 20 de novembro, foi divulgado pela Semana Internacional do Café, os ...

ExpoSul RaízES começa nesta quarta (02)

O Parque de Exposições de Cachoeiro reabre os portões para receber uma edição ...

Seca no Brasil tende a pressionar preços de café arábica

Tradings de café começam a ter ideia da extensão dos problemas climáticos no ...