Preço do café no Espírito Santo sobe até 22% em agosto

Os preços de café no Espírito Santo apresentaram altas sucessivas ao longo de todo o mês de agosto, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV). Comparando as médias de agosto contra julho deste ano, os arábicas “bebida dura” e “bebida rio” tiveram altas de 12% e 22%, respectivamente.

Já o conilon revelou uma subida de 18%. Em relação a agosto de 2020, os aumentos foram de 85% e 106% para os arábicas “duro e “rio” e de 61% para o conilon. Em agosto deste ano, a maior variação do conilon foi registrada entre os dias 25 e 26. No geral, o aumento do preço do café conilon tem encontrado suporte na oferta reduzida de café robusta do Vietnã, devido à escassez de contêineres na Ásia.

“Esse cenário foi reforçado pelas restrições impostas pelo primeiro-ministro do Vietnã em virtude da preocupação com o aumento de infecções por Covid-19, que provocou o fechamento de portos e ameaçou reduzir as exportações de café robusta. Nos arábicas, os preços também têm mostrado subidas constantes”, destacou o relatório divulgado pelo CCCV.

As maiores variações dos arábicas foram registradas entre os dias 24 e 25, tendo em vista a queda de 1,04% no dólar e a subida de 0,6 usc/lb na Bolsa de Nova Iorque. A alta da bolsa foi motivada pela possibilidade de chuva em algumas áreas do parque cafeeiro brasileiro. Entretanto, se as chuvas ocorrerem sem continuidade, a florada da próxima safra pode vir a ser afetada.

Os meses de dezembro e novembro têm sido usados como base para a cotação das Bolsas Nova Iorque e Londres, respectivamente, por serem, atualmente, os meses com mais posições em aberto.

Fonte: CCCV

Últimas notícias

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...

Impacto ambiental urbano pode ser maior que do agro

O Brasil teve um ano de destaque no direito ambiental e terá que ...

Produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas na safra de 2022

Os produtores de café deverão colher a terceira maior safra do grão neste ...

Produtores celebram colheita e resultados da primeira safra de Uvas em Guarapari

Sandra Butke, em suas parreiras no início da produção. Para diversos produtores rurais ...

Ceasa-ES orienta produtores sobre armazenamento adequado de alimentos

A ação, que teve início na última quinta-feira (13) e tem previsão de ...