Prêmio CNA Brasil Artesanal: inscrições abertas para edição de vinhos e espumantes

O Prêmio CNA Brasil Artesanal está com inscrições abertas até o dia 8 de setembro para a edição de vinhos e espumantes. O objetivo é promover e dar reconhecimento a pequenos e médios produtores da bebida no país.

As inscrições podem ser feitas no site da CNA . O concurso é dividido em quatro categorias: vinho branco, vinho tinto, espumante Moscatel e espumante método Charmat ou Tradicional. Somente poderão participar produtores que fabriquem até 40 mil litros de vinhos finos e espumantes por ano, tendo por base a produção efetiva na safra 2022/2023.

Anúncio

Após a inscrição, o produtor deve enviar duas garrafas de 750ml do vinho em qualquer formato, embaladas e rotuladas, até o dia 15 de setembro (veja o regulamento ).

Anúncio

Os produtos serão avaliados em três etapas: júri técnico, formado por especialistas; júri popular, composto por pessoas anônimas em ambiente público de grande circulação; e avaliação da história do produto, que levará em conta o processo produtivo utilizado na produção, tradições e regionalidades.

Os cinco primeiros colocados do concurso, nas quatro categorias, receberão prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão o Selo de Participação – Ouro, Prata ou Bronze.

VINHO NO BRASIL – A produção e o consumo nacional de vinho apresentam crescimento no país. Para a assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca, assim como em outras áreas da agricultura nacional, a vitivinicultura se destaca pela diversidade produtiva no Brasil.

“O melhoramento genético e a seleção de materiais adaptados, além do desenvolvimento de técnicas produtivas, ampliaram o potencial produtivo. Há produção de uvas e vinhos em regiões de climas mais amenos e de altitude e também em regiões não tradicionais”, enfatiza a assessora técnica.

Ela explica que o consumo por pessoa no Brasil é de 2,4 litros de vinho por ano. “O setor vem trabalhando para o aumento da oferta, e também o aumento da participação de produtos nacionais no consumo”, diz Letícia.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal – Azeites e Espumantes é uma iniciativa da CNA em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF).

Serviço:
Inscrições: até o dia 8 de setembro pelo site da CNA
Envio das amostras: até o dia 15 de setembro pelos Correios ou empresa transportadora
Endereço para envio das amostras:
Prêmio CNA Brasil Artesanal – Vinhos e Espumantes
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
Endereço: SGAN, Quadra 601, Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo, CEP 70.830-903, Brasília/DF

Acesse o regulamento

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival gastronômico celebra cultura capixaba com o Fest Torta em Vitória

Neste sábado (20) e domingo (21), no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, ...

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Foto: Hélio Filho/Secom Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo ...

Valor bruto da produção ultrapassa R$ 1,14 trilhão em março

Soja, milho, Cana-de-açúcar, café e laranja foram responsáveis por 52% do valor total ...

Nater Coop premia startups em Programa de Inovação Aberta

Foto: Bruno Faustino Ao longo de 2023, a cooperativa impulsionou a inovação lançando ...

ES firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacional

As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, ...