Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo recebe comitiva da República Tcheca

Na tarde desta terça-feira (28), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo recebeu uma delegação composta pela embaixadora extraordinária e plenipotenciária da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, o cônsul-geral da República Tcheca em São Paulo, Miloš Sklenka, e a cônsul honorária da República Tcheca em Vitória, Nathália Neves Burian. A comitiva foi recebida pelo presidente da Assembleia, o deputado Marcelo Santos.

O encontro foi marcado por discussões sobre possíveis parcerias comerciais e culturais entre o Brasil, o Espírito Santo e a República Tcheca. Durante a visita, foram abordadas diversas oportunidades de colaboração nos campos de logística, comércio bilateral e investimentos mútuos.

Anúncio

O presidente Marcelo Santos destacou a importância dessa diplomacia ativa visando fortalecer laços, promover diálogos e criar oportunidades, como parte de uma estratégia de ampliação das relações internacionais do Estado. “Estamos comprometidos em fortalecer as ligações econômicas e culturais entre o Espírito Santo e países parceiros, visando benefícios mútuos e um desenvolvimento contínuo”, ressaltou o deputado, tanto em questões comerciais quanto culturais.

Anúncio

A embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, expressou seu interesse em explorar oportunidades de investimento e comércio no Espírito Santo, reconhecendo o Estado como um local de potencial promissor para relações comerciais, especialmente em áreas como logística, energia e parcerias estratégicas. “A República Tcheca é o país mais industrializados da União Européia. Temos indústria automobilística e de equipamentos para agricultura fortes. Queremos oferecer soluções da alta tecnologia para agricultura no Espírito Santo”, afirmou.

A República Tcheca está inaugurando nesta terça-feira o consulado honorário em Vitória, que ficará a cargo de Nathália Neves Burian como cônsul honorária no Estado. A visita da representação tcheca faz parte de uma série de intercâmbios diplomáticos que têm ocorrido na Assembleia Legislativa ao longo do ano.

Desde o início de 2023, o Poder Legislativo capixaba abriu suas portas para diversos representantes consulares, incluindo o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, acompanhado pela cônsul cultural do Japão, Rina Ishikawa; Joachim Schemel, cônsul geral adjunto do Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro; e a cônsul-geral dos Estados Unidos, Jacqueline Ward, junto com Giscard Guilloteau, cônsul para Assuntos Políticos.

Fonte: ALES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Feira de Agronegócios Cooabriel 2024 acontecerá em julho

O evento é considerado o maior do agro no estado do Espírito Santo ...

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

Foto: Humberto Franco O Zarc delimita regiões e épocas de cultivo em classes ...

Senar-ES quer fortalecer o agro em Santa Leopoldina

Contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável no Espírito Santo ...

Ales vai promover sessão em homenagem às mulheres cooperativistas

Foto: Freepik Reunião acontece na próxima semana. Pauta foi proposta pela Comissão Permanente ...

Brasil produziu quase 900 mil toneladas de peixes de cultivo

A piscicultura venceu adversidades e cresceu 3,1% Em 2023 O Brasil produziu 887.029 ...