Primeira fazenda urbana do Brasil será inaugurada em junho

Julio Huber

O Brasil terá, em breve, a primeira fazenda urbana do país em uma área pública. As obras estão em ritmo acelerado e a expectativa é de que até a primeira quinzena de junho seja inaugurada a Fazenda Urbana do Cajuru, que está sendo construída em um espaço de 4.435 metros quadrados, ao lado do Mercado Regional do Cajuru, em Curitiba (PR).

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, informou que a fazenda irá reunir os mais modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis, sem agrotóxico. “Consola o meu coração de prefeito ver o nascimento da Fazenda Urbana do Cajuru. De temperos a legumes e verduras, teremos canteiros para todas as estações do ano”, destacou Greca.

Além das hortas comunitárias, inclusive com inéditas estruturas suspensas para que cadeirantes possam participar do plantio, o complexo está recebendo composteiras, estufas de mudas, caixas do projeto Jardins de Mel, com abelhas nativas sem ferrão, e espaços para a criação de pequenos animais. Boa parte das estruturas, muitas em conteineres, já está concluída.

A Fazenda Urbana será administrada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. As equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas finalizam o restaurante-escola e o banco de alimentos, além do espaço para eventos e treinamento.

CICLO DO ALIMENTO – De acordo com o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, a Fazenda Urbana do Cajuru é um projeto que visa divulgar as práticas e técnicas da agricultura urbana e organização comunitária com base no ciclo do alimento. Com esse projeto, a Prefeitura pretende capacitar as pessoas para a produção do próprio alimento fora das áreas rurais, ou seja, em suas casas e em vazios urbanos.

“Além dos alimentos convencionais, as hortas terão as plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e os canteiros estão sendo feitos com materiais recicláveis, tais como garrafas pet, telhas, dormentes, blocos de concreto, forros PVC e pallets”, acrescenta o secretário.

No Brasil, há outros projetos de fazendas urbanas, mas são conduzidas por empresas. Em diversos países do mundo também há a tendência de fazendas urbanas bem sucedidas, como nos Estados Unidos, países da Europa e no Japão.

Informações: www.xvcuritiba.com.br

Últimas notícias

Ifes abre inscrições para mestrado em Agroecologia

São ofertadas 12 vagas e o início das aulas está previsto para março ...

Laboratório de aquicultura marinha fortalecerá pesquisas no país

Visão em 3D do projeto do Lapimar Foram reiniciadas, esta semana, as obras ...

Brasil registra 31 defensivos agrícolas genéricos, com quatro produtos biológicos

Com a publicação, 2020 soma 60 produtos de baixo impacto registrados. Esse é ...

ATENÇÃO: chuva forte e rajadas de vento atingem a Grande Vitória e municípios do interior capixaba

A chuva forte prevista pela Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, ...

Projeto do ES é selecionado em concurso de soluções para restaurar a bacia do rio Doce

Cinco iniciativas de plantio sustentável com fins econômicos foram selecionadas em parceria realizada ...