Produtores de cachaça vão doar mais de 70 mil litros de álcool 70%

Com o objetivo de contribuir com o combate ao coronavírus (Covid-19), o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade nacional representativa do setor produtivo cachaça, anunciou a doação inicial, prevista já para os próximos dias, de mais de 70 mil litros de álcool etílico hidratado a 70%.

O material será feito por produtores de cachaça associados e demais empresas do setor para colaborar no combate ao Covid-19. O volume será destinado para serem usados nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais órgãos públicos destinados ao atendimento da população, que poderão, por sua vez, doar estes produtos para as populações mais expostas.

A informação foi confirmada após a publicação de nota técnica da Anvisa, esclarecendo procedimentos para a produção e a doação do álcool a 70% de volume. Os serviços do SUS que receberão as doações serão, inicialmente, de cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Sul.

Segundo o diretor executivo do IBRAC, Carlos Lima, a expectativa é que mais empresas produtoras de cachaça e de bebidas alcoólicas iniciem a produção de álcool etílico para doações. “Houve do setor um cuidado muito grande em fazer esse processo com o máximo de segurança possível. Por esse motivo, pleiteamos junto à Anvisa uma autorização, em caráter emergencial e excepcional, para que os nossos associados pudessem produzir, padronizar, envasar e transportar esse álcool. A Anvisa publicou uma nota técnica, que foi atualizada posteriormente, esclarecendo os critérios a serem adotados por todos que queiram produzir e doar álcool a 70%.”, enfatiza Lima.

Considerando que a produção de bebidas alcoólicas é regulamentada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o órgão foi devidamente comunicado pelo IBRAC sobre essa mobilização do setor e, também, para fins de orientação. O executivo do IBRAC ainda ressalta a agilidade com a qual o governo brasileiro vem tratando esses temas e informa que o Instituto está incentivando os seus associados diretos e entidades associadas a fazerem parte desta importante iniciativa.

Fonte: IBRAC

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...