Produtores rurais poderão contrair empréstimo com juros de 4,6% ao ano

Em meio às dificuldades financeiras causadas pela quarentena do coronavírus (Covid-19), o Governo Federal atuou para socorrer os produtores rurais afetados pela quarentena e a estiagem das chuvas. O Conselho Monetário Nacional (CMN) oficializou o pacote de ajuda econômica com diversas ações, entre elas a prorrogação de dívidas de custeio e investimento e a criação de linhas de crédito emergenciais.

As dívidas de custeio e investimento foram prorrogadas para o dia 15 de agosto de 2020. A medida vale para as parcelas, vencidas ou não, referentes ao período de 1º de janeiro de 2020 a 14 de agosto de 2020. Produtores rurais, agricultores familiares e cooperativas de produção agropecuária que tiveram prejuízo na comercialização da produção pela Covid-19, também estão inclusos.

Foi aberta ainda uma linha de crédito emergencial de custeio de até R$ 20 mil por pessoa para produtores do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Sobre os encargos financeiros, a taxa de juros é de 4,6% ao ano com prazo de pagamento de até 36 meses, incluídos até 12 meses de carência.

A data limite para contratação é 30 de junho de 2020. Quem se enquadrar Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) também terá uma linha de crédito emergencial de custeio de até R$ 40 mil. A carência será a mesma, mas os juros podem ir a 6% ao ano.

Fonte: Agência do Rádio Mais

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...