Publicada relação de produtos da agricultura familiar com bônus em setembro

O recebimento de bônus do PGPAF ocorre quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa fica abaixo do preço de referência

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou, nesta terça-feira (8), a relação dos produtos agrícolas que tem bônus de desconto em setembro aos agentes financeiros operadores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A lista com os produtos e os estados contemplados pelo Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) tem validade de 10 de setembro a 9 de outubro deste ano, conforme a Portaria nº 29, da Secretaria de Política Agrícola. 

Os produtos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural são: açaí, banana, borracha natural cultivada, cacau (amêndoa), cana-de-açúcar, cará/inhame, castanha de caju, feijão caupi, laranja, mel de abelha, pimenta do reino e raiz de mandioca.

Para os agricultores familiares que têm operações de investimento sem um produto principal, que é a fonte de renda para pagamento do financiamento, há o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.

Os estados que integram a lista deste mês são: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins e Sergipe. 

O recebimento de bônus do PGPAF ocorre quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa fica abaixo do preço de referência, permitindo ao produtor utilizar o valor como desconto no pagamento ou amortização nas parcelas de financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 

Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados pelo Mapa.

Fonte: Mapa

Últimas notícias

Batata enfrenta desafios no campo

Frita, assada, cozida, sozinha ou acompanhada, natural ou industrializada: a versatilidade torna a ...

Pecuaristas ampliam em seis vezes produção leiteira

O casal de produtores José João Júnior e Eduarda Paulino de Andrade, do ...

Inscrições para vestibular da Faculdade CNA terminam amanhã (24)

Os interessados em cursar o nível superior na área do agronegócio têm até ...

Livreto faz reflexão sobre o papel das cooperativas no PNAE

Cooperativismo, Agricultura Familiar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar é o título da ...

Documentário mostra a história do café “Robusta Amazônico”

O produtor Nilton Lima, de Alto Alegre dos Parecis, é um dos personagens ...