Secretaria de Defesa Agropecuária publica prazos para aprovação de processos

Medida atende à regulamentação da Lei 13.874, a Lei de Liberdade Econômica

Já foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 43 que estabelece os prazos para fins de aprovação de licença, autorização e registro (atos públicos de liberação) de responsabilidade da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A medida atende ao disposto no Decreto 10.178, de dezembro de 2019, que regulamenta a Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874).

Os prazos foram estabelecidos para dar mais celeridade aos atos da Secretaria. Foram baseados no risco identificado em sete áreas temáticas – podendo ser de baixo, médio e alto. A definição do risco está relacionada à complexidade da atividade desenvolvida, levando-se em consideração a inocuidade, fidedignidade, eficiência e qualidade dos produtos obtidos e destinados à comercialização; e impacto na saúde da população, na sanidade animal e no ambiente, sendo assim necessária análise técnica complexa.

Anúncio

A Secretaria destaca que está mantido o controle rígido dos estabelecimentos e produtos agropecuários, com as garantias necessárias ao consumidor, e que não há risco de aprovação de atos sem análise técnica ou que não atendam à legislação vigente.

A iniciativa confere transparência e previsibilidade ao setor produtivo, que passa a conhecer previamente o prazo máximo de resposta a seus requerimentos, com a possibilidade de aprovação tácita em caso de ausência de manifestação do órgão ou entidade responsável pelo ato de liberação para o exercício de atividade econômica.

Anúncio

Os prazos indicados na portaria podem ser revisados a qualquer momento, uma vez que a Secretaria de Defesa Agropecuária mantém uma revisão constante dos processos internos.

A portaria entra em vigor no dia 1º de abril de 2020. 

Desburocratização

A Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874) instituiu a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, que trouxe inovações significativas como a retirada da necessidade de autorização prévia pelo Estado para exercício de atividades de baixo risco, o direito do interessado de conhecer previamente o prazo máximo para a análise de seu pedido pela autoridade competente e a aprovação tácita para todos os efeitos, em caso de inércia da administração pública.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Chuva se espalha no Sudeste no último fim de semana de abril

O último fim de semana de abril ainda será de chuva para boa ...

Análise de solo da Ufes ajuda produtores rurais a melhorar a produtividade agrícola

Foto: Ana Oggioni/Secom A saúde do solo é a base para uma lavoura ...

Ifes Nova Venécia inaugura museu interativo de geociências e educação ambiental

O Ifes Campus Nova Venécia inaugurou a Casa da Terra, um museu interativo ...

Carnaval de Congo de Máscaras agita Roda D’Água com cortejo, shows e encontro de bandas

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água já tem data marcada ...

Sebrae/ES abre edital para apoiar projetos de empreendedorismo em comunidades vulneráveis

Foto: Divulgação Organizações sociais do Espírito Santo que atuam com geração de renda, ...