Semana Nacional do Café (Coffees) chega a Vitória com tendências e oportunidades

Foto: Freepik

O Brasil é líder mundial na produção de café e o Espírito Santo ocupa o segundo lugar no ranking do País. No entanto, é líder quando se trata do cultivo da variedade conilon. Para entrar nesse universo, passando por toda cadeia produtiva, o Estado recebe, entre os dias 26 e 28 de outubro, a Semana Nacional do Café, mais conhecida como Coffees, que acontece no Shopping Vitória, na Capital, das 13h às 21h. A entrada é gratuita.

Anúncio

O Coffees, evento inédito sobre café, tem a finalidade de conectar profissionais da cadeia produtiva ao cliente final, gerando oportunidade, conhecimento e negócios. O objetivo é valorizar a produção de Café no Estado, mostrando a diversidade de tipos, as técnicas utilizadas e o terroir de cada região, que resulta em cafés diferenciados e conhecidos internacionalmente. De 26 a 28 de outubro, os apreciadores de um bom café vão se aproximar dos produtores capixabas e aprender sobre todo processo com diversos especialistas, baristas, mestres de torra e provadores.

Anúncio

O diretor do Instituto Panela de Barro e organizador do evento, Eduardo Destefani, ressaltou que o Coffees chega para conectar o produtor rural, mestre de torra, barista, provador, especialistas e o cliente final. “Nossa proposta é fazer com que o capixaba conheça o café de excelência que é produzido aqui na região, com toda sua peculiaridade. A bebida faz parte da vida das pessoas e no Coffees vamos proporcionar uma experiência diferenciada para os visitantes, mostrando os métodos de preparo e que existe um leque de opções de cafés com notas sensoriais exclusivas e que isso varia de acordo com o local e o clima onde foi cultivado, entre outros fatores, dando a cada localidade uma especificidade única”, frisou.

Eduardo Destefani disse ainda que o Coffees – Semana Nacional do Café – será um marco para o Café Capixaba, pois vai desmistificar o conhecimento adquirido do público. Para isso, vai reunir renomados profissionais do mercado, que vão interagir com o público nos debates, workshops e cursos reservados. Os temas abordados vão desde degustações de cafés capixabas, métodos como aeropress e coado, drinques, turismo rural, agricultura de sistema agroflorestal, até torra de café.

Para a especialista em café e curadora de eventos, Mariana Proença, o grande objetivo de promover ações como o Coffees é valorizar toda a jornada que o café passa até chegar à xícara do consumidor, com informações que são relevantes para o dia a dia dele. “Preparamos uma rica programação com experiências para os apaixonados por café, com o intuito de aproximar os cafés produzidos no Espírito Santo do grande público”, explicou.

Já o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empesas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, disse que os empreendedores capixabas do café têm se destacado cada vez mais com uma produção de qualidade e diferenciada. “Apoiar esses empreendedores criando espaço de divulgação e comercialização é fundamental para o desenvolvimento desses pequenos negócios”, afirmou Gavini.

Especialistas conhecidos internacionalmente

Entre os convidados está Verônica Belchior, PhD em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e UPorto, mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Bióloga pela UFJF. Q-Grader desde 2013, com experiência como provadora em concursos de qualidade de cafés pelo Brasil. É criadora do curso de Análise Sensorial de Cafés Especiais e já lecionou sobre cafés especiais em Portugal, Alemanha, Rússia, Austrália, Israel e Itália.

Outra presença confirmada é Clayton Barrosa Monteiro, da região do Alto Caparaó, Minas Gerais. Ele se tornou conhecido pela consistência e qualidade de seus cafés, parte deles produzidos em agrofloresta. Esse sistema se estende por toda fazenda Ninho da Águia, que se tornou referência na região, ao se falar de cafés de qualidade produzidos em um microclima ideal para a produção de um dos melhores cafés brasileiros. 

Já a jornalista especializada em café, educadora e barista, Gisele Coutinho, de São Paulo, tem uma vasta experiência em treinar equipe de cafeteria, além de aconselhar quem sonha abrir negócios no setor. Ainda palestra sobre o tema e promove cursos focados no consumidor final apaixonado. Em 2019, foi a única brasileira homenageada na classe inaugural do Sprudge Twenty, renomado veículo da comunidade mundial do café, que criou a plataforma para jogar luz aos jovens talentos que trabalham para melhorar o setor em diversos países.

Seguindo a linha estratégica para potencializar o setor do café, outros convidados que são referências no assunto também integram a equipe de palestrantes, como Mariana Mesquita, de Brasília; Regina Machado, de São Paulo; Leonardo Gonçalves, do Café ao Leu, Rio de Janeiro; Jhone Milanez Lacerda; Fred Ayres, de Alegre; Roberto de Barros; Diogo Cypriano, de Vitória; além de Chico Ribeiro, do Caparaó Capixaba, e Denise Coutinho Endringer, idealizadora do lema Fitoterapia certa gera vida, autora e coautora de 155 artigos científicos com impacto internacional na área de produtos naturais, dois livros e dez capítulos de livro. Ele é farmacêutica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestre e doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é reitora e professora titular na Universidade Vila Velha (UVV).

EMPREENDEDORISMO – O Coffees vai reunir no mesmo lugar mais de 40 empreendedores. Serão mais de 100 atendidos, sendo 16 produtores de café, além de outros empreendimentos, como os da agroindústria e do artesanato.

COPA COFFEES – Durante o evento, também será realizada uma competição que vai escolher o melhor café preparado. Serão 16 competidores com um tempo determinado para preparar o café.

Todos vão utilizar a mesma espécie de café e os mesmos utensílios. Quem conseguir preparar o melhor café vai levar um troféu, acompanhado de kits com acessórios e métodos de preparo.

CURADORIA – A curadoria de todo o conteúdo foi realizada pelo capixaba Jonathan Piazarolo, que atua no mercado de torrefação desde 1999. A partir de 2008, passou a trabalhar exclusivamente com cafés especiais e é sócio-proprietário da Trentino Torra de Cafés. Em 2019, foi campeão brasileiro de torra e representou o Brasil no mundial em Taipei, Taiwan, ao lado da paulistana Mariana Proença, que é curadora de eventos de café há mais de 15 anos. Ela é pós-graduada em Gestão Empreendedora e jornalista há 20 anos, além de especialista em conteúdo de café e diretora de projetos reconhecidos no mercado. Também foi fundadora do Encontro Aliança das Mulheres do Café (IWCA Brasil), do conselho de Comunicação da IWCA Brasil e do Fazedores de Café, e realiza projetos institucionais para relevantes marcas do setor de café.

REALIZAÇÃO – O Coffees – Semana Nacional do Café é uma realização do Instituto Panela de Barro, com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes).

SAIBA MAIS – A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo. Gera em torno de 400 mil empregos diretos e indiretos e está presente, aproximadamente, em 60 mil das 90 mil propriedades agrícolas do Estado. Dessa produção, em torno de 73% dos produtores capixabas são de base familiar, com o tamanho médio das propriedades em 8 hectares. Existem 131 mil famílias produtoras capixabas.

O Espírito Santo é o 2º maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção de arábica e canéfora (Conilon). É responsável por mais de 30% da produção brasileira. Atualmente, existem 402 mil hectares em produção no Estado. A atividade cafeeira é responsável por 37% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola capixaba.

Serviço:

Coffees – Semana Nacional do Café
Quando: 26 a 28 de outubro de 23
Local: Shopping Vitória – antiga loja Americana. Entrada gratuita.

Programação:
Quinta-feira (26 de outubro)
13h – Abertura ao público

Cafeteria – Whokshop Prático e Aula-show
14h às 15h30 – Degustação de cafés Conilon capixaba – Com Lucas Venturim
16h às 17h30 – Aeropress – aprenda a fazer o seu café – com João Ribeiro
18h às 19h30 – Diferentes qualidades de café e como inovar nas receitas em casa – com Gisele Coutinho

Palco – Coffees Talks
14h às 15h – Abertura Oficial: Cafés do Espírito Santo
16h às 17h –Agricultura de Sistema Agroflorestal – Clayton Barrossa Monteiro e Pedro Zoca 
18h às 19h – Café Conilon de qualidade – com Lucas Venturim e Pode Mulheres/Cafesul

Cursos Pagos
14h às 17h – Como extrair melhor o seu café – Cinética para iniciantes – com Verônica Belchior
18h às 20h – Estrutura física da cafeteria: direcionamentos com foco em vendas e eficiência do negócio – com Flávia Pogliani

Sexta-feira (27 de outubro)
13h – Abertura ao público

Cafeteria – Whokshop Prático e Aula-show
14h às 15h30 – Degustação de cafés Caparaó
16h às 17h30 – Oficina de métodos de preparo com Leonardo Gonçalves
18h às 19h30 – Drinques com café com Mariana Mesquita

Palco – Coffees Talks
14h às 15h – Mercado de cafés especiais no Espírito Santo com Raul Guizelini
16h às 17h – Como comunicar a sua marca com Chico Ribeiro e Roberto Barros
18h às 19h – O café que chega na sua xícara – o que está por trás das pesquisas/o impacto das pesquisas com Lucas Louzada e Incaper

Cursos Pagos
10h às 12h – Domine seu café coado – Gisele Coutinho – curso fechado UVV
14h às 17h – Torra de Café, com Eystein Veflingstad
18h às 20h – Variáveis que influenciam na qualidade do preparo do café – Regina Machado

Sábado (28 de outubro)
13h – Abertura ao público

Cafeteria – Workshop Prático e Aula-show
14h às 15h30 – Degustação de cafés Montanhas do Espírito Santo
16h às 17h30 – Aula sobre chá com Denise Endringer
18h às 19h30 – Mixologia e café com Diogo Cypriano

Palco – Coffees Talks
14h às 15h – Turismo rural e hospedagem na fazenda de café – Sítio Santa Rita – com Jhone Lacerda e Fred Ayres
16h às 17h – Torra de café – Empreendedores – com Leonardo Gonçalves
18h às 19h – “Explorando o Café Especial: Uma Jornada Sensorial e Degustação” – com Douglas Almeida – Rituá Café

Cursos Pagos
10h às 12h – Jonathan Piazarolo – curso fechado clientes shopping
14h às 17h – Gisele Coutinho
18h às 20h – Mariana Mesquita

Fonte: Aderes

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Feira de Agronegócios Cooabriel 2024 acontecerá em julho

O evento é considerado o maior do agro no estado do Espírito Santo ...

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

Foto: Humberto Franco O Zarc delimita regiões e épocas de cultivo em classes ...

Senar-ES quer fortalecer o agro em Santa Leopoldina

Contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável no Espírito Santo ...

Ales vai promover sessão em homenagem às mulheres cooperativistas

Foto: Freepik Reunião acontece na próxima semana. Pauta foi proposta pela Comissão Permanente ...

Brasil produziu quase 900 mil toneladas de peixes de cultivo

A piscicultura venceu adversidades e cresceu 3,1% Em 2023 O Brasil produziu 887.029 ...