Seminário online sobre alimentos seguros irá debater tendências para o setor no Brasil

Com o intuito de debater o cenário atual da produção de alimentos no Brasil e no mundo, as tendências para a indústria alimentícia, os desafios e perspectivas para o setor, será realizado o seminário online “Alimentos Seguros”, promovido pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP), com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP). O evento será no dia 22 de junho (segunda-feira), das 9h às 17h, e é gratuito.

O seminário contará com painéis e mesas redondas com participação de lideranças do setor, representantes de instituições públicas, privadas, cooperativas e profissionais que atuam na área de alimentos. A abertura oficial, às 9h, será feita pelo presidente da AEASP, João Sereno Lammel.

Sob a moderação do engenheiro agrônomo Decio Zylbersztajn, professor titular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o primeiro painel abordará o tema “A produção de alimentos no Brasil”. A apresentação será do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli. O debate contará ainda com a presença do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul (AEAMS), Antonio Luiz Neto Neto e do presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), Clodomir Luiz Ascari.

O segundo painel abordará a “Legislação, fiscalização sobre a produção e indústria de alimentos – contaminação química e biológica” e terá a participação da superintendente estadual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Andrea Moura, que falará sobre “Controles na produção (orgânicos, convencionais e pecuária).

No terceiro painel, a pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Marta H. Taniwaki, tratará de “Contaminação e controle – manipulação e embalagens”. Para finalizar o painel, Alexandre Novachi, diretor de Assuntos Científicos e Regulatórios da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) falará sobre “Situação atual e tendências – Indústria de Alimentos”.

No período da tarde, a partir das 14h, o seminário terá como primeiro painel “Foodtechs no Brasil”. O diretor de Inovação do MAPA, Cleber Oliveira Soares, tratará sobre “Mercado atual, desafios e tendências”. O debate do painel será feito pelo presidente da Sociedade Mineira dos Engenheiros Agrônomos (SMEA), Emilio Elias Mouchreck Filho e pela presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ), Ana Paula Guimarães de Farias, com moderação do engenheiro agrônomo e consultor em agronegócios, Ivan Wedekin, da Wedekin Consultores.

No segundo painel da tarde, o ex-ministro Roberto Rodrigues, coordenador do FGV Agro, fará palestra com o tema “Alimentos no Mundo”, seguida de um debate com a participação dos mesmos integrantes do painel anterior.

Em seguida haverá a Mesa Redonda “Alimentos seguros” que contará com a participação do consultor e ex-secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, que falará sobre “Biosseguridade – Pecuária”. Na sequência, o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Marcello Brito, abordará o tema “Os alimentos e a questão ambiental” e Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), tratará de “Cooperativismo e os alimentos seguros”.

O encerramento do seminário está previsto para às 16h40 e contará com a participação dos ex-ministros da Agricultura do Brasil, Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues, além do presidente da AEASP, João Sereno Lammel.

As inscrições para a participação devem ser feitas em: https://forms.gle/bk4Tpmtby4UBgBBh7

Fonte: Attuale Comunicação

Últimas notícias

Pesquisadores elaboram dicionário das características sensoriais do chá-mate

Grupo avaliou amostras de chá de diferentes regiões do Brasil para definir 39 ...

Índia estabelece novas exigências para importação de 24 produtos vegetais

A exportação deve estar acompanhada por certificado oficial, atestando que os produtos não ...

Rota marítima pelo Pacífico pode reduzir custos de frete

Os agricultores que utilizam os portos do Arco Norte podem obter redução de ...

Região de Poços de Caldas investe em marca coletiva de café vulcânico

Poços de Caldas, no Sul de Minas, é destino de muitos turistas atraídos ...

Marco Legal das Startups é aprovado no Senado

Em 2021, a relação entre cooperativas e startups pode ser ainda mais estimulada ...