Seminário online sobre alimentos seguros irá debater tendências para o setor no Brasil

Com o intuito de debater o cenário atual da produção de alimentos no Brasil e no mundo, as tendências para a indústria alimentícia, os desafios e perspectivas para o setor, será realizado o seminário online “Alimentos Seguros”, promovido pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP), com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP). O evento será no dia 22 de junho (segunda-feira), das 9h às 17h, e é gratuito.

O seminário contará com painéis e mesas redondas com participação de lideranças do setor, representantes de instituições públicas, privadas, cooperativas e profissionais que atuam na área de alimentos. A abertura oficial, às 9h, será feita pelo presidente da AEASP, João Sereno Lammel.

Sob a moderação do engenheiro agrônomo Decio Zylbersztajn, professor titular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o primeiro painel abordará o tema “A produção de alimentos no Brasil”. A apresentação será do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli. O debate contará ainda com a presença do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul (AEAMS), Antonio Luiz Neto Neto e do presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), Clodomir Luiz Ascari.

O segundo painel abordará a “Legislação, fiscalização sobre a produção e indústria de alimentos – contaminação química e biológica” e terá a participação da superintendente estadual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Andrea Moura, que falará sobre “Controles na produção (orgânicos, convencionais e pecuária).

No terceiro painel, a pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Marta H. Taniwaki, tratará de “Contaminação e controle – manipulação e embalagens”. Para finalizar o painel, Alexandre Novachi, diretor de Assuntos Científicos e Regulatórios da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) falará sobre “Situação atual e tendências – Indústria de Alimentos”.

No período da tarde, a partir das 14h, o seminário terá como primeiro painel “Foodtechs no Brasil”. O diretor de Inovação do MAPA, Cleber Oliveira Soares, tratará sobre “Mercado atual, desafios e tendências”. O debate do painel será feito pelo presidente da Sociedade Mineira dos Engenheiros Agrônomos (SMEA), Emilio Elias Mouchreck Filho e pela presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ), Ana Paula Guimarães de Farias, com moderação do engenheiro agrônomo e consultor em agronegócios, Ivan Wedekin, da Wedekin Consultores.

No segundo painel da tarde, o ex-ministro Roberto Rodrigues, coordenador do FGV Agro, fará palestra com o tema “Alimentos no Mundo”, seguida de um debate com a participação dos mesmos integrantes do painel anterior.

Em seguida haverá a Mesa Redonda “Alimentos seguros” que contará com a participação do consultor e ex-secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, que falará sobre “Biosseguridade – Pecuária”. Na sequência, o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Marcello Brito, abordará o tema “Os alimentos e a questão ambiental” e Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), tratará de “Cooperativismo e os alimentos seguros”.

O encerramento do seminário está previsto para às 16h40 e contará com a participação dos ex-ministros da Agricultura do Brasil, Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues, além do presidente da AEASP, João Sereno Lammel.

As inscrições para a participação devem ser feitas em: https://forms.gle/bk4Tpmtby4UBgBBh7

Fonte: Attuale Comunicação

Últimas notícias

Rastreabilidade do gado atende às exigências do mercado europeu e proporciona maior rentabilidade aos pecuaristas

O mercado internacional de carne bovina está em crescimento. Segundo o USDA, serão ...

Cinco plantas para melhorar a energia do lar

Elas servem para perfumar, embelezar e até mesmo para alimentar. Mas o que ...

Oeste da Bahia vai ampliar cultivo de cereais e pode ajudar autossuficiência do Brasil

A triticultura da região oeste da Bahia pode contribuir na busca por autossuficiência ...

Mundo digital é uma oportunidade de negócios no agro

O agronegócio avançou fortemente em termos de digitalização durante a pandemia do novo ...

Estudantes realizam ação de reflorestamento em Colatina

A atividade foi coordenada pelo Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia Estudantes e ...