Senar e Sindveg firmam parceria para oferecer treinamento gratuito sobre defensivos a agricultores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) firmaram parceria para promover treinamentos aos produtores rurais brasileiros sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas. O conteúdo dos programas, já disponibilizados pelo Sindiveg em sua plataforma EAD (sindiveg.org.br/cursos), passará também a ser oferecido pelo Senar a partir de 16 de novembro, aumentando o alcance e a capilaridade junto ao principal público alvo.

Para o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o trabalho integrado das duas instituições colabora com a constante profissionalização do agronegócio nacional. “O desenvolvimento de ações educacionais é importante e necessário para a formação dos envolvidos na cadeia de produção e para a prevenção de acidentes. A união com o Sindiveg contribui para proteger a saúde do produtor rural, ao mesmo tempo em que potencializa a produção segura de alimentos”, destacou.

“Os defensivos agrícolas possuem importância fundamental para o sucesso da produção rural, controlando pragas e doenças e garantindo a qualidade dos alimentos que consumimos. Com essa parceria estratégica, o Sindiveg quer impulsionar mais agricultores a adotarem as boas práticas agrícolas, pois o seu uso correto e seguro é benéfico ao ambiente, ao cultivo, à sociedade e ao próprio produtor rural.”, afirma Julio Borges Garcia, presidente do Sindiveg.

A primeira ação da parceria será a disponibilização, pelo Senar, dos conteúdos já disponíveis na plataforma sindiveg.org.br/cursos, abordando a segurança na aplicação de defensivos agrícolas, as tecnologias de aplicação e a prevenção e os primeiros socorros no uso de insumos para o campo.

Adicionalmente, o treinamento disponibilizado também incluirá informações sobre “Boas práticas na relação entre agricultura e apicultura”, com sete módulos: agricultura, apicultura e defensivos agrícolas; defensivos: práticas amigáveis às abelhas; boas práticas apícolas na relação com a agricultura; como aplicar defensivos sem impacto às abelhas; formalização da apicultura; a importância de aprender a cuidar e proteger as abelhas; e aplicação terrestre: técnicas amigáveis às abelhas.

O assessor técnico do Senar, Mateus Tavares, reforça que a plataforma é acessível para todos os públicos. “O conteúdo é didático e de fácil compreensão, além da alta qualidade. Esses atributos essenciais estão em linha com os demais treinamentos oferecidos pelo Senar e contribuirão para a constante profissionalização do produtor agrícola nacional”.

Desde o lançamento da plataforma do Sindiveg, mais de 14 mil certificados foram emitidos e mais de 12 mil pessoas se inscreveram. Para participar do treinamento à distância, basta acessar o portal sindiveg.org.br/cursos ou o portal do Senar (www.senar.org.br) e preencher os dados de cadastro. O certificado de participação é disponibilizado imediatamente após a conclusão de cada etapa – tudo gratuitamente.

Fonte: CNA

Últimas notícias

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...

Impacto ambiental urbano pode ser maior que do agro

O Brasil teve um ano de destaque no direito ambiental e terá que ...

Produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas na safra de 2022

Os produtores de café deverão colher a terceira maior safra do grão neste ...

Produtores celebram colheita e resultados da primeira safra de Uvas em Guarapari

Sandra Butke, em suas parreiras no início da produção. Para diversos produtores rurais ...

Ceasa-ES orienta produtores sobre armazenamento adequado de alimentos

A ação, que teve início na última quinta-feira (13) e tem previsão de ...