Setor agrícola de Gramado tem prejuízo estimado em R$ 20 milhões

Foto: PMG

Gestores municipais dos municípios gaúchos afetados pelos temporais começaram a contabilizar os prejuízos no setor agrícola. Em Gramado, na Serra Gaúcha, a estimativa é de que os prejuízos somam R$ 20 milhões.

Anúncio

O secretário municipal da Agricultura, Marcos Lovato, o adjunto, Eliézer Lima, a extensionista da Emater, Janete Basso, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Nilo Seewald, se reuniram para avaliar e discutir as perdas referentes a chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade que atingiram o município e, consequentemente, as áreas rurais, nos últimos meses.

Anúncio

Em laudo circunstanciado produzido pela Emater, estima-se a perda direta na produção rural onde as principais culturas afetadas foram grãos, hortaliças diversas, frutas e a silvicultura. Além disso, as agroindústrias familiares foram também fortemente afetadas e todas as localidades do interior do município apresentam prejuízos variáveis, como perdas nas lavouras e nas agroindústrias. Observou-se ainda, perdas na infraestrutura das propriedades, residências e estruturas de produção, além da perda de solo.

O levantamento da Emater foi realizado em parceria com a Secretaria da Agricultura e é pontual, considerando o período desde o início da primavera de 2023, até o dia 12 de maio de 2024. “Levantamos estes dados para que, daqui para frente, possamos estudar as medidas que podem ser tomadas com o auxílio dos agricultores, porque mesmo com suas propriedades afetadas, eles não param e seguem firmes e fortes”, destaca Janete.

O secretário Adjunto, Eliézer Lima, afirma que “desde o início, todas as secretarias municipais estão trabalhando para amenizar esses danos e dar celeridade às ações que o agricultor precisa. Mais do que nunca é o momento de consumirmos os produtos da nossa agricultura familiar, cujos produtos estão disponíveis nos Fornos do Centro e da Várzea Grande, Casa do Colono e Feiras Agros”, disse.

Fonte: PMG

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...

Bahia Farm Show 2024 bate novo recorde de público

A 18ª edição da Bahia Farm Show atinge um novo recorde de público. ...

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...