Setor de orgânicos garante abastecimento normal e lança ebook

A Organis – entidade representativa do setor orgânico nacional – anunciou que o primeiro trimestre deste ano foi estável para o setor de orgânicos. Apesar do cancelamento de algumas feiras internacionais, a produção e as exportações se mantiveram nos prazos, apesar da pandemia do coronavírus (Covid-19).

“Os impactos começam agora, em especial no mercado externo porque há muitas restrições de logística. No mercado interno, até agora, não se vislumbra desabastecimento de matéria prima e nem de produtos industrializados. Muitos dos associados da Organis destinaram estratégias de emergência para atender os varejistas e o consumidor final porque praticamente dobrou o interesse do cidadão, e com muita disposição em pagar o valor de um alimento mais saudável”, explica Clauber Cobi Cruz, diretor da Organis.

EBOOK – Com o aumento da demanda por alimentos orgânicos, a Organis lança um ebook com todas as informações sobre o produto. “Com o ebook: ‘O que é produto orgânico?’, queremos que as pessoas saibam e valorize toda cadeia do setor, da semente ao cliente, consiga entender a legislação e o processo de rastreabilidade que garante o produto orgânico além do selo oficial. Empresas associadas foram sensíveis nesse momento e investiram na produção desse material, com informação de qualidade para o cidadão numa linguagem bem amigável”, explica o diretor da Organis.

A Organis reestruturou seu planejamento de 2020, mas mantém a projeção de crescimento de 10% no ano. “Nossa estimativa era conservadora e com a crise da pandemia, talvez seja um número real: 10% ao ano. As feiras e os eventos nacionais foram adiados, mas as empresas vão manter seus lançamentos. Já dá para sentir que a procura por produto orgânico aumentou com a pandemia e novos consumidores vão conhecer a cadeia e colocar pelo menos um item na sua rotina de compras. Isso é muito importante e beneficia o produtor familiar e o supermercadista, que terá mais opções para oferecer.

O ebook “O que é produto orgânico?” foi elaborado pela Organis e patrocinado por parceiros e empresas associadas: Ecocert, Organic4, Vapza, Itajá, Fazenda da Mata, Rio Bonito, Sta Julieta Bio. O download deve ser feito no site da entidade ou pelo link: https://organis.org.br/o-que-e-produto-organico/.

Fonte: Organis

Últimas notícias

Cebola e batata ficam mais baratas nas principais Ceasas

A cebola registrou queda nos preços no atacado em todas as Centrais de ...

Famílias de Alegre são beneficiadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário

Com a aquisição da terra pelo PNCF, comunidade dobra de tamanho e a ...

Calor e ar seco no Brasil na última sexta-feira do inverno

Uma frente fria avança pelo mar e nesta sexta-feira chega ao litoral de São ...

Pesquisa inovadora busca o controle biológico de principal praga da cana-de-açúcar

Instituto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP desenvolve produto inédito e ...

Inscrições abertas para prêmio de qualidade de café arábica do Espírito Santo

Julio Huber O Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva está com as inscrições ...