Soluções tecnológicas ajudam a monitorar clima e atividades agropecuárias

A Embrapa Informática Agropecuária coloca à disposição da sociedade várias soluções tecnológicas digitais que apoiam e facilitam o monitoramento de diversas atividades agropecuárias. Desde aplicativos a sistemas web, as ferramentas são de acesso gratuito e podem ser encontradas no Portal da Unidade. A Empresa está em regime de teletrabalho e continua desenvolvendo pesquisas para a geração de mais tecnologias, em parceria com outros centros da Embrapa, universidades, instituições públicas e o setor produtivo.

Atualmente a Embrapa Informática Agropecuária integra 81 projetos de pesquisa em desenvolvimento na Embrapa e lidera 17 deles, nas áreas de automação, bioinformática e computação científica. Além disso, coordena o Portfólio de Mudanças Climáticas da Embrapa, exerce a secretaria-executiva do Portfólio de Automação e Agricultura de precisão e digital, e participa do Portfólio de Inteligência, Gestão e Monitoramento Territorial.

Anúncio

“Dentre as soluções desenvolvidas, estão softwares voltados a produtores rurais e a gestores para apoio a políticas públicas nacionais, regionais ou locais”, conta o pesquisador Stanley Oliveira, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade. “As tecnologias buscam, principalmente, auxiliar o trabalho nas propriedades agrícolas, facilitando a tomada de decisão no campo”, afirma.

Anúncio

Saiba mais sobre essas ferramentas tecnológicas disponíveis:

AGRITEMPO – O aplicativo Agritempo GIS permite o acesso a informações meteorológicas e agrometeorológicas dos municípios e estados brasileiros. Entre as funcionalidades estão mapas de monitoramento, índice de seca e de chuvas, disponibilidade de água no solo, temperaturas máximas e mínimas, e previsão do tempo. Outra característica são os dados associados à localização do usuário que é fornecida automaticamente pelo sistema de posicionamento global (GPS) do celular ou tablet. Desenvolvido para o sistema operacional Android, está disponível gratuitamente na loja de aplicativos da Embrapa.

AGROIDEAL – O Agroideal é uma ferramenta de inteligência territorial que integra uma série de dados e indicadores socioeconômicos e de sustentabilidade relativos a adequação agronômica, mudanças no uso do solo e outros impactos ambientais. Possibilita gerar cenários personalizados, com identificação das regiões de interesse e estabelecimento de limites de relevância para cada indicador, permitindo identificar tanto as áreas de baixo risco para a expansão agrícola como aquelas que devem ser priorizadas para conservação.

GeoPortal TerraClass – O GeoPortal TerraClass é uma solução tecnológica com ferramentas de análise inéditas e gratuitas para consulta e geração de análises de mapas em tempo real, propiciando compreender melhor a dinâmica de uso e cobertura da terra na Amazônia Legal. O ambiente virtual organiza informações de uma série de mapeamentos realizados pelo projeto de pesquisa TerraClass nas áreas desmatadas do bioma Amazônia.

São dados geoespaciais e mapas referentes aos anos de 1991, 2000, 2004, 2008, 2010, 2012 e 2014, que registram todas as alterações ocorridas na cobertura vegetal, possibilitando consultas geográficas por região, estado, município e Unidades de Planejamento Hídrico (UPH). Entre as possibilidades de análises que o sistema web oferece, pode-se verificar, por exemplo, que destino foi dado às áreas desmatadas, com base nas classes temáticas já identificadas: floresta, vegetação secundária, silvicultura, pastagem, cultura agrícola, mineração, urbanização, entre outras.

Acesse os aplicativos desenvolvidos por todos os centros de pesquisa da Embrapa: www.embrapa.br/aplicativos

Fonte: Embrapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...