Soluções tecnológicas ajudam a monitorar clima e atividades agropecuárias

A Embrapa Informática Agropecuária coloca à disposição da sociedade várias soluções tecnológicas digitais que apoiam e facilitam o monitoramento de diversas atividades agropecuárias. Desde aplicativos a sistemas web, as ferramentas são de acesso gratuito e podem ser encontradas no Portal da Unidade. A Empresa está em regime de teletrabalho e continua desenvolvendo pesquisas para a geração de mais tecnologias, em parceria com outros centros da Embrapa, universidades, instituições públicas e o setor produtivo.

Atualmente a Embrapa Informática Agropecuária integra 81 projetos de pesquisa em desenvolvimento na Embrapa e lidera 17 deles, nas áreas de automação, bioinformática e computação científica. Além disso, coordena o Portfólio de Mudanças Climáticas da Embrapa, exerce a secretaria-executiva do Portfólio de Automação e Agricultura de precisão e digital, e participa do Portfólio de Inteligência, Gestão e Monitoramento Territorial.

“Dentre as soluções desenvolvidas, estão softwares voltados a produtores rurais e a gestores para apoio a políticas públicas nacionais, regionais ou locais”, conta o pesquisador Stanley Oliveira, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade. “As tecnologias buscam, principalmente, auxiliar o trabalho nas propriedades agrícolas, facilitando a tomada de decisão no campo”, afirma.

Saiba mais sobre essas ferramentas tecnológicas disponíveis:

AGRITEMPO – O aplicativo Agritempo GIS permite o acesso a informações meteorológicas e agrometeorológicas dos municípios e estados brasileiros. Entre as funcionalidades estão mapas de monitoramento, índice de seca e de chuvas, disponibilidade de água no solo, temperaturas máximas e mínimas, e previsão do tempo. Outra característica são os dados associados à localização do usuário que é fornecida automaticamente pelo sistema de posicionamento global (GPS) do celular ou tablet. Desenvolvido para o sistema operacional Android, está disponível gratuitamente na loja de aplicativos da Embrapa.

AGROIDEAL – O Agroideal é uma ferramenta de inteligência territorial que integra uma série de dados e indicadores socioeconômicos e de sustentabilidade relativos a adequação agronômica, mudanças no uso do solo e outros impactos ambientais. Possibilita gerar cenários personalizados, com identificação das regiões de interesse e estabelecimento de limites de relevância para cada indicador, permitindo identificar tanto as áreas de baixo risco para a expansão agrícola como aquelas que devem ser priorizadas para conservação.

GeoPortal TerraClass – O GeoPortal TerraClass é uma solução tecnológica com ferramentas de análise inéditas e gratuitas para consulta e geração de análises de mapas em tempo real, propiciando compreender melhor a dinâmica de uso e cobertura da terra na Amazônia Legal. O ambiente virtual organiza informações de uma série de mapeamentos realizados pelo projeto de pesquisa TerraClass nas áreas desmatadas do bioma Amazônia.

São dados geoespaciais e mapas referentes aos anos de 1991, 2000, 2004, 2008, 2010, 2012 e 2014, que registram todas as alterações ocorridas na cobertura vegetal, possibilitando consultas geográficas por região, estado, município e Unidades de Planejamento Hídrico (UPH). Entre as possibilidades de análises que o sistema web oferece, pode-se verificar, por exemplo, que destino foi dado às áreas desmatadas, com base nas classes temáticas já identificadas: floresta, vegetação secundária, silvicultura, pastagem, cultura agrícola, mineração, urbanização, entre outras.

Acesse os aplicativos desenvolvidos por todos os centros de pesquisa da Embrapa: www.embrapa.br/aplicativos

Fonte: Embrapa

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...