Tem um negócio e quer enfrentar a crise? Acompanhe as dicas

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) tem causado um enorme impacto na economia mundial. As empresas enfrentam os prejuízos provocados pela paralisação das atividades, fechamento do comércio e queda no volume de vendas. Para encarar essa crise, é importante que o empresário busque soluções inovadoras e estratégicas, que contribuam com o desenvolvimento do negócio, apesar do momento difícil para a economia.

Atento a esta necessidade de buscar novas alternativas, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) fez uma lista com cinco dicas que podem contribuir no planejamento do empresário para enfrentamento ao momento adverso.

  • Invista em Mídias Sociais
    Com a maioria das pessoas em distanciamento social, o uso das redes sociais se intensificou muito. Essa é uma grande oportunidade para utilizar as mídias como ferramenta de exposição e divulgação dos produtos e serviços que a empresa oferece. Com ferramentas também disponíveis sem custo e com um retorno positivo do público, as principais redes sociais são as mais utilizadas para a interação entre empresa e clientes. Para o maior alcance de e direcionamento certeiro das publicações, o ideal é o investimento nas ferramentas pagas destes aplicativos, além de acompanhamento dos resultados de alcance e interação, assim sua propaganda pode chegar ao público-alvo desejado.
  • Diversifique as plataformas de vendas
    Uma boa maneira de continuar com as vendas apesar do fechamento do comércio é utilizar plataformas que oferecem essa possibilidade na internet, disponibilizando aos clientes a oportunidade de comprar sem sair de casa. Muitas empresas estão optando até mesmo por criar seus próprios sites de venda para atender melhor o público. O investimento em canais de vendas alternativos ao presencial requer o planejamento adequado de atendimento e de produção.
  • Opte por serviços de atendimento não presencial
    A logística de atendimento ao cliente sempre foi um item indispensável para o sucesso de um empreendimento. Muitas empresas já possuem setores especializados no assunto, mas também é possível aliar os esforços com serviços terceirizados. Por telefone, e-mail e aplicativo, os pedidos podem ser atendidos sem que ninguém precise entrar em contato presencialmente. Os pedidos saem da empresa e chegam até a casa do cliente, através dos motoboys, movimentando as vendas e mantendo os negócios funcionando. Outra forma de atendimento é o drive thru, formato de vendas que o cliente não precisa sair do veículo para ser atendido. O formato muito utilizado por serviços de alimentação pode ser adaptado para outros modelos de negócio.
  • Aplicativos de pagamento
    O internet banking já uma realidade há muitos anos para os empresários, com a circulação de transações financeiras e de dados, de forma segura, pela internet. Para que não haja necessidade de contato com cédulas de dinheiro e com máquinas de cartão de crédito, outras alternativas são os aplicativos de pagamento on-line. Os aplicativos agilizam e facilitam o processo de pagamento entre o cliente e a empresa, além de possibilitar que o cliente escolha se quer pagar à vista ou parcelado.
  • Negocie contratos
    Um dos principais itens a serem avaliados pelos empreendedores é o seu fluxo de caixa. Com a diminuição da circulação de pessoas é normal também a diminuição dos recursos que entram na empresa. Portanto, esteja atento aos custos e contas da empresa, para manter o negócio estabilizado e sem que haja grandes prejuízos. Renegociar custos fixos, como contratos, aluguéis e outras responsabilidades financeiras é o mais recomendado a se fazer nesse período.

Fonte: Bandes

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...