Urina de foliões do Carnaval de Belo Horizonte será transformada em adubo

Foto: P4Tree/Divulgação

Motivo de desavenças e incômodos durante o Carnaval, o xixi do folião belo-horizontino vai virar adubo. Trata-se de uma ação piloto do P4Tree, projeto do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que desenvolveu tecnologia capaz de separar o fósforo presente na urina e reaproveitá-lo no cultivo de florestas nos parques da cidade.

A expectativa é que sejam produzidos 50 quilos de fertilizantes a partir do material coletado durante a folia na capital mineira em 2020, terceiro ano do projeto. Posteriormente, o adubo será aproveitado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

Neste ano, foram instaladas 50 cabines do P4Tree em locais fixos durante os quatro dias de folia, totalizando 110 diárias. Os banheiros tiveram identificação especial e uma equipe para orientar o usuário. Eles ficaram em pontos estratégicos no Barro Preto e Parque Municipal e, para sensibilizar a população sobre a importância do projeto, os foliões também ganharam sementes de plantas e flores.

Funcionamento do P4Tree

A ação acontece da seguinte forma: sachês de 200g do material P4Tree serão instalados nos banheiros químicos identificados. Em contato com a urina, o coletor filtra e separa o fósforo do restante dos elementos presentes no reservatório. Esse material é recolhido e transformado em adubo.

A iniciativa faz parte do fuTURISMO – Programa de Pesquisa e Inovação Turística da Belotur, que tem como objetivo consolidar a capital mineira como um destino turístico inteligente, competitivo e sustentável. A ação faz parte do eixo ‘Sustentabilidade e Inovação’ do Carnaval de Belo Horizonte.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Últimas notícias

Uvas de mesa são tema de palestra técnica on-line na terça-feira (27)

Em prosseguimento à Capacitação em Fruticultura Tropical, coordenada pela Embrapa Cerrados (DF), será ...

Conab analisa efeitos da falta de chuvas nas lavouras de milho, algodão e trigo

A região Centro-Oeste, responsável pela maior produção de grãos do país, sentiu os ...

Operação Colheita apreende armas, drogas e prende 25 criminosos no Estado

Cerca de dois meses após o início das ações, a Operação Colheita, lançada ...

Inmet disponibiliza plataforma de monitoramento de estimativa de geadas no Brasil

O mapa indica a possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima ...

Frutas, castanhas e verduras nativas do Brasil estão em nova lista de espécies da sociobiodiversidade com valor alimentício

São considerados produtos da sociobiodiversidade os bens e serviços gerados a partir de ...