Uvas de inverno: estudo propõe a produção de vinhos finos no Espírito Santo

Foto: Sebrae

Um passo importante para a produção de vinhos finos no Espírito Santo está prestes a ser dado. Para isso, o Estado foi mapeado e identificadas as áreas propícias para o cultivo de uvas de inverno. Esse mapeamento e detalhes sobre as ações que serão realizadas no setor serão apresentados durante o 1º Seminário Estadual de Vinhos de Inverno, que será realizado no dia 15 de agosto, durante a programação da 5ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2025).

Anúncio

A ação é fruto da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a empresa Vitácea Brasil, de Minas Gerais, fornecedora de mudas de uvas adaptadas ao cultivo de inverno.

Durante o seminário, serão apresentados aos produtores locais as potencialidades da vitivinicultura de inverno como nova oportunidade de negócio, turismo e agregação de valor às propriedades rurais das regiões das Montanhas Capixabas e do Caparaó.

Anúncio

A proposta do seminário vai além da simples troca de informações técnicas. Segundo os organizadores, o objetivo é resgatar uma tradição histórica da região. “Os imigrantes italianos sempre cultivaram videiras e produziam vinhos. Hoje temos várias cervejarias, mas precisamos retomar também essa cultura do vinho, que é uma herança do nosso território”, destaca a analista do Sebrae/ES, Karla Cardoso.

Durante o evento, será lançado oficialmente o zoneamento estadual para o cultivo de uvas viníferas destinadas à produção de vinhos de inverno, delimitando as regiões com condições climáticas ideais, especialmente entre Pedra Azul (Domingos Martins), nas Montanhas Capixabas, e o Caparaó.

Para o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, a iniciativa representa uma oportunidade concreta de diversificação produtiva e turística para o Espírito Santo. “Queremos divulgar um projeto já consolidado de colheita de uvas de inverno, com manejo aprovado e resultados comprovados por três produtores capixabas que já obtiveram boas safras e qualidade para vinhos finos. As Montanhas Capixabas possuem maturidade turística importante, e o vinho de inverno pode se tornar mais um atrativo diferenciado, agregando valor à atividade rural e ao turismo local”, destacou Rigo. Ele reforça que o evento será uma porta de entrada para produtores e investidores interessados em iniciar ou expandir o cultivo das uvas viníferas na região.

TECNOLOGIAS – Outro ponto forte do seminário será a apresentação de tecnologias de manejo específicas para a produção de uvas de inverno, um diferencial técnico importante que exige adaptação por parte dos viticultores. As capacitações incluem orientações de poda, condução das videiras, escolha das variedades adequadas e cuidados necessários para garantir a qualidade da fruta destinada à vinificação. Além disso, haverá espaço dedicado a experiências práticas, como degustações e harmonizações, para que o público possa conhecer o potencial sensorial dos vinhos elaborados com uvas colhidas no inverno.

A programação do seminário também incluirá o relato de experiências reais de produtores capixabas que já investem no cultivo de uvas de inverno. Um dos destaques será a visita técnica à Quinta dos Manacás, do proprietário Gustavo Vervloet, na zona rural de Venda Nova do Imigrante, onde os participantes poderão conhecer práticas de manejo diferenciadas e o sabor único das uvas colhidas em condições de inverno. A ideia é mostrar aos visitantes e produtores locais como a tecnologia pode transformar o potencial agrícola em um atrativo turístico e de mercado.

RURALTURES – A RuralturES será realizada de a 14 a 17 de agosto, em Pindobas, Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo. Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Asscom/RuralturES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Congresso Andav 2025 debate COP30, crédito e inovação no agro

Foto: Divulgação / Andav O maior encontro da distribuição de insumos agropecuários do ...

UPL apresenta inovações do agro em evento imersivo em SP

Foto: Gustavo Meca / Texto Comunicação Com o propósito de aproximar o campo ...

Maior feira de frutas, flores, legumes e ovos da América Latina será realizada em agosto em SP

A The Brazil Conference & Expo, maior evento de negócios da América Latina ...

ES recebe encontro do Projeto Campo Futuro 2025 com foco no café e na pimenta-do-reino

Foto: Julio Huber Produtores rurais capixabas vão receber, no dia 7 de agosto, ...

Inscrições abertas para o Prêmio CNA de molho de pimenta artesanal 2025

Se você produz molho de pimenta de forma artesanal, essa é a sua ...