Vaca girolando produz 100 mil quilos de leite em oito lactações

Mais uma vaca da raça girolando entrou para o restrito grupo de animais com produções acima de 100 mil quilos. A fêmea Promessa Barbante BAC acumulou 100.618,87 kg de leite em 2.592 dias, após última pesagem realizada em novembro de 2019 pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Em 12 anos e 8 meses de vida, ela teve oito lactações oficiais e deixou 18 descendentes.

Promessa era uma vaca CCG 1/2HOL + 1/2GIR de destaque dentro da Fazenda Bacuri, localizada em Orindiúva/SP, e de propriedade do associado Carlos Alberto Luiz de Almeida. “Como técnico, minha opinião é que Promessa é o animal que buscamos ter nos rebanhos brasileiros, animal rentável, com grande produção de leite, sistema mamário longevo e ótimo histórico reprodutivo”, assegura Nilton Barcelos Júnior, técnico da girolando e responsável pelo controle leiteiro oficial e o registro genealógico do rebanho da Fazenda Bacuri.

Com um intervalo de partos de 386 dias, e média diária acima de 38 kg por dia em toda a sua vida, Promessa estava na cabeceira de um rebanho já conhecido na região por ser grande produtor de vacas de alta qualidade genética. “Ela não era só leite. Deixou na fazenda filhas produtivas e altamente rentáveis. Um exemplo é a filha Baladeira, que já tem acumulado mais de 54 mil kg de leite em sua vida produtiva e uma média de 38,17 kg por dia. Outro exemplo é Sanfona, que fechou a primeira cria com 9.280,13 kg em 306 dias”, informa o técnico da girolando. Promessa faleceu em janeiro deste ano.

A Fazenda Bacuri tem produção diária entre 3.500 a 4.000 litros de leite, com projeto de chegar aos 5.000 litros/leite/dia até o final do ano. A seleção da raça Girolando com fins de produção de genética acontece na propriedade há 18 anos, mas a produção de leite sempre fez parte do dia a dia da Bacuri.

Além de Promessa, a raça girolando tem outras quatro vitalícias acima de 100 mil quilos, que são: Esparta Windstar OG, Elegância 4365 Gameta NF Irmãos, ICH Canela Teatro e Flora WTF da Estiva.

A longevidade é uma característica de grande impacto na pecuária leiteira, pois está relacionada à rentabilidade das propriedades leiteiras. Graças aos avanços no melhoramento genético, hoje é possível ter um número cada vez maior de vacas que envelhecem com saúde e atingem uma elevada produção durante toda a sua vida. 

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

Últimas notícias

Projeto do ES é selecionado em concurso de soluções para restaurar a bacia do rio Doce

Cinco iniciativas de plantio sustentável com fins econômicos foram selecionadas em parceria realizada ...

ES integra operação nacional Mata Atlântica em Pé

O balanço da ação no Estado será apresentado no próximo dia 1º, em entrevista ...

Programa CNA Jovem tem 3.742 inscritos e seleciona 1.400 para oficinas digitais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apresentou o primeiro balanço das atividades ...

Conab: safra brasileira de café é a segunda maior da história

Em seu 3º Levantamento da Safra 2020 de café, a Companhia Nacional de ...

Primavera começa com transição entre estações seca e chuvosa

Com o gradativo aumento das chuvas em grande parte do país nesta época ...