Veja dicas para ajustar a irrigação durante o verão

A irrigação no verão é um tema que gera dúvidas. Com altas temperaturas e chuvas irregulares, essa estação pode ser um período complicado para os produtores.

O verão é uma época marcada por altas temperaturas e, em caso de estiagem um pouco mais prolongada, dias com umidade relativa do ar baixa. Essa combinação de fatores determina taxas elevadas de perda de água pelas plantas (evapotranspiração). 

É preciso estar atento para repor essas perdas através de seu sistema de irrigação e, assim, evitar perdas de produtividade por déficit hídrico! Porém, cuidado com os excessos! 

Água em excesso faz tanto mal quanto a sua falta! Sensores de umidade que determinem o momento das irrigações são excelentes ferramentas para essas determinações! Com eles, é possível acompanhar as condições de umidade.

PLANEJAMENTO – Realizar a irrigação durante o verão exige muitos cuidados e um bom planejamento para o máximo sucesso. O monitoramento é um fator decisivo na atividade do produtor e importante para a otimização do uso dos recursos hídricos. 

Segundo Elídio Torezani, engenheiro agrônomo e diretor da Hydra Irrigações, esse trabalho aumenta a eficiência da irrigação de cultivos. Ao fazer um planejamento, o produtor busca conhecer mais detalhes sobre como estará o clima quando for a hora de realizar o plantio.

“Obter essas informações através do uso de sensores de umidade pode contribuir numa maior precisão dos manejos de irrigação em relação à quantidade de água a ser aplicada e se ela foi adequada. De nada vale um sistema de irrigação de alta eficiência se o manejo da irrigação estiver deficiente”, explicou Elídio.

INTENSIDADE – O produtor também deve avaliar a intensidade em que ocorrerá a irrigação. Por conta do clima quente, também é preciso adotar uma frequência para a realização da irrigação. Para evitar erros de cálculo, é importante contar com a ajuda de técnicos e especialistas.

“Se o produtor não busca um amparo técnico, pode irrigar muito a plantação ou abastecer pouco o solo com água. Em um cenário de estiagem, a irrigação se apresenta como boa alternativa para os produtores terem maior previsibilidade tanto na qualidade quanto na quantidade da produção”, destacou Elídio Torezani.

Algumas dicas de irrigação para enfrentar o verão

– Um bom planejamento da irrigação ajuda a diminuir os impactos das altas temperaturas e da estiagem. Busque informações técnicas com especialistas.

– Com orientação, é possível buscar estratégias de suprir a falta de água durante o verão. Dessa maneira, não será necessário adotar medidas drásticas para manter a produtividade neste período.

– Use a tecnologia a seu favor. Os sensores de última geração são excelentes para garantir informações mais precisas em relação às demandas climáticas.

– A proteção do solo continua sendo uma das práticas mais importantes para garantir o bom cultivo, assim como manter as ervas daninhas sob controle, sem a necessidade de eliminá-las completamente.

– Além de definir adequadamente a quantidade de água, é fundamental ajustar o intervalo entre uma irrigação e outra. Assim, garantirá o melhor crescimento de planta, frutos e grãos e ainda economizará água e energia elétrica.

– Com o uso de planejamento e tecnologia adequados, o produtor apenas acionará o sistema de irrigação quando necessário e no tempo exigido pela plantação, sem desperdícios.

Fonte: Vera Caser Comunicação

Últimas notícias

Incaper lança revista sobre Indicações Geográficas e Certificação na Agropecuária Capixaba

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou a ...

Açúcar: demanda fraca pressiona cotação do cristal

Os preços do açúcar cristal recuaram no mercado paulista, enquanto as negociações estiveram ...

Brasil bate recorde histórico em exportação de frutas em 2021

A demanda internacional aquecida, o clima favorável para a produtividade, a qualidade dos ...

Café solúvel quebra de recordes em 2021 e exporta para 98 países

Em mais um ano marcado pelo agravamento da pandemia mundial da Covid-19, que ...

Produtores rurais afetados pela alta temperatura e estiagem recebem orientação em SP

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está ...