Veja dicas para ajustar a irrigação durante o verão

A irrigação no verão é um tema que gera dúvidas. Com altas temperaturas e chuvas irregulares, essa estação pode ser um período complicado para os produtores.

O verão é uma época marcada por altas temperaturas e, em caso de estiagem um pouco mais prolongada, dias com umidade relativa do ar baixa. Essa combinação de fatores determina taxas elevadas de perda de água pelas plantas (evapotranspiração). 

É preciso estar atento para repor essas perdas através de seu sistema de irrigação e, assim, evitar perdas de produtividade por déficit hídrico! Porém, cuidado com os excessos! 

Anúncio

Água em excesso faz tanto mal quanto a sua falta! Sensores de umidade que determinem o momento das irrigações são excelentes ferramentas para essas determinações! Com eles, é possível acompanhar as condições de umidade.

Anúncio

PLANEJAMENTO – Realizar a irrigação durante o verão exige muitos cuidados e um bom planejamento para o máximo sucesso. O monitoramento é um fator decisivo na atividade do produtor e importante para a otimização do uso dos recursos hídricos. 

Segundo Elídio Torezani, engenheiro agrônomo e diretor da Hydra Irrigações, esse trabalho aumenta a eficiência da irrigação de cultivos. Ao fazer um planejamento, o produtor busca conhecer mais detalhes sobre como estará o clima quando for a hora de realizar o plantio.

“Obter essas informações através do uso de sensores de umidade pode contribuir numa maior precisão dos manejos de irrigação em relação à quantidade de água a ser aplicada e se ela foi adequada. De nada vale um sistema de irrigação de alta eficiência se o manejo da irrigação estiver deficiente”, explicou Elídio.

INTENSIDADE – O produtor também deve avaliar a intensidade em que ocorrerá a irrigação. Por conta do clima quente, também é preciso adotar uma frequência para a realização da irrigação. Para evitar erros de cálculo, é importante contar com a ajuda de técnicos e especialistas.

“Se o produtor não busca um amparo técnico, pode irrigar muito a plantação ou abastecer pouco o solo com água. Em um cenário de estiagem, a irrigação se apresenta como boa alternativa para os produtores terem maior previsibilidade tanto na qualidade quanto na quantidade da produção”, destacou Elídio Torezani.

Algumas dicas de irrigação para enfrentar o verão

– Um bom planejamento da irrigação ajuda a diminuir os impactos das altas temperaturas e da estiagem. Busque informações técnicas com especialistas.

– Com orientação, é possível buscar estratégias de suprir a falta de água durante o verão. Dessa maneira, não será necessário adotar medidas drásticas para manter a produtividade neste período.

– Use a tecnologia a seu favor. Os sensores de última geração são excelentes para garantir informações mais precisas em relação às demandas climáticas.

– A proteção do solo continua sendo uma das práticas mais importantes para garantir o bom cultivo, assim como manter as ervas daninhas sob controle, sem a necessidade de eliminá-las completamente.

– Além de definir adequadamente a quantidade de água, é fundamental ajustar o intervalo entre uma irrigação e outra. Assim, garantirá o melhor crescimento de planta, frutos e grãos e ainda economizará água e energia elétrica.

– Com o uso de planejamento e tecnologia adequados, o produtor apenas acionará o sistema de irrigação quando necessário e no tempo exigido pela plantação, sem desperdícios.

Fonte: Vera Caser Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...