Venda Nova do Imigrante irá sediar o Espírito Madeira – Design de Origem

De 14 a 16 de setembro, o Centro de Eventos Padre Cleto Calimam (Polentão), de Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo, se transformará em um reduto de inspiração e inovação durante a “Espírito Madeira – Design de Origem 2023”. Com o horário de funcionamento das 13h às 22h, a Feira promete ser uma celebração vibrante da madeira, sua versatilidade e o talento criativo que a envolve. A entrada é gratuita.

A programação trará uma série de experiências aos participantes, incluindo apresentações, palestras e oficinas. Na quinta-feira (14/09), a abertura oficial está prevista para as 13h30. As atividades continuam com um toque de competição nas “Olimpíadas da Madeira”, às 18h, e culminam com a apresentação de Fábio Coelho e banda, às 20h30.

Anúncio

O auditório oferecerá uma jornada de conhecimento no primeiro dia, apresentando tópicos relevantes para o setor. Às 14h30, Marcos Kneip (Bandes) explorará o “Mercado de crédito para o setor de madeira e móveis”. Às 16h, será a vez de Edimilson (Sindimol) compartilhar insights sobre os “Novos Rumos da Indústria Moveleira Capixaba”. Aspectos legais serão discutidos por Jésus Fernando Miranda Barbosa (subgerente de Controle Florestal Idaf), às 19h, seguido pela exploração das estratégias de reflorestamento com Renato de Jesus (Verde & Água), às 20h30.

Anúncio

No Espaço Acadêmico, as mentes curiosas poderão absorver informações valiosas. Às 17h, Graziela Vidaurre falará sobre as “Aplicações e importância estratégica da qualidade da madeira”. A noite será preenchida com painéis sobre madeiras de reflorestamento, com Eduardo Sthelling (Fuste Consultoria) explorando “Mitos e verdades sobre a madeira do cedro australiano”, às 18h45, e Fausto Takizawa (TRC Company) apresentando !Produção e mercado da madeira de teca jovem”.

No Espaço Maker, a criação ganha vida. Às 14h, Gil Chagas (Cupim Banguelo Marcenaria Criativa) mergulhará na “Criação de artigos em madeira”, seguido por Sandra Prochnow Greuel revelando os segredos da “Produção de objetos usando tornearia”, às 15h, e Claudio Longato Junior, compartilhando conhecimentos sobre “Óleos, ceras e vernizes de alta qualidade”, às 16h.

Nesse mesmo dia, ainda estão previstas Rodadas de Negócios (Findes), das 15h30 às 18h, e reunião do Fórum Capixaba de Agrofloresta, às 19h. A quinta-feira de programação marcará também a abertura das atividades em duas unidades móveis de capacitação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) – A “Cozinha Brasil” e a Frigorífica – ambas com oficinas gastronômicas, além da Unidade de Madeira e Mobiliário, que será aberta para visitação.

SEGUNDO DIA – O segundo dia da Feira, sexta-feira (15), reserva outras surpresas aos visitantes, incluindo apresentações de Fábio Coelho e Banda, às 13h, e Camerata RochAtiva, às 18h, seguido por mais emoção nas “Olimpíadas da Madeira”, às 18h30, e o show “Divas” com Dona Fran, Tati Celeste e Laís Stone cantando grandes sucessos acompanhadas da Camerata Sesi, às 20h30.

O Auditório oferecerá um painel de discussões igualmente estimulante, com Ezio Tadeu Lopes (Base Verde) explorando a “Vocação florestal capixaba e suas perspectivas”, às 14h. Às 15h15, Marta Manente e João Jantorno comandam o painel “Elevando o design com MDF da Placas do Brasil: tendências e inspirações para o mobiliário contemporâneo”. Os desafios da construção em madeira serão debatidos por Luciano (Ita Construtora), às 16h30, e a tarde continuará com reflexões sobre crédito sustentável, marketing digital e mais.

No Espaço Acadêmico, das 14h às 15h, Fabricio Chiqueto abordará a importância de imprimir “Sua marca em cada Entrega!” e Wander Lúcio e Leandro (“Dois borracheiros de sucesso”) compartilharão insights sobre “Conexões e Vendas como Pontos de Transformação”. Às 16h, Juliana Bastos (IEL) abordará “Entendendo o jovem do século 21 para reter talentos na indústria”. A busca por qualidade e inovação nas madeiras continua, com João Oliveira (Eco 7) explorando “Agregação de valor a madeiras defeituosas e espécies potenciais desconhecidas”.

Já o Espaço Maker apresentará mais descobertas, incluindo Celso Martini (Marrari) com conteúdo sobre “Medidores de umidade para madeira”, além de abordagens sobre acabamento em madeira.

ÚLTIMO DIA – No último dia, sábado (16), o Palco trará mais música, com Fábio Coelho e banda às 13h, seguido pelas “Olimpíadas da Madeira”, às 15h30, e Camerata Sesi encerrando a programação às 21h.

O auditório vai se concentrar em temáticas relacionadas a atualizações trabalhistas, impactos digitais nos negócios tradicionais, flexibilidade e resistência da madeira, a madeira na contemporaneidade pós-pandemia, crédito sustentável e economia direcionada à indústria madeireira.

O Espaço Acadêmico trará sobre o plantio de mogno híbrido, controle de qualidade da madeira tratada por José Antônio Neto (Torabrás) e energia e suas formas de contratação, enquanto o Espaço Maker mergulhará em técnicas de marcenaria e processamento florestal. Programação completa no site: www.espiritomadeira.com.br

A FEIRA – A “Espírito Madeira – Design de Origem 2023″ reunirá conhecimento, criatividade e cultura da madeira. Um evento que promete cativar a todos que buscam se aprofundar na essência da madeira e na riqueza de sua expressão criativa.

A organização está a cargo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Câmara Setorial Moveleira (Findes). Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Aderes, Amunes, Sebrae/ES, Sistema Faes/Senar/Sindicatos, Ufes (Departamento de Ciências Florestais e da Madeira) e tem o patrocínio da Placas do Brasil.

A expectativa é receber cerca de 3 mil visitantes por dia, que terão acesso a 84 estandes com expositores, sendo 50 selecionados em edital da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

O objetivo da “Espírito Madeira” é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados. Para tanto, o planejamento ocorre há quase dois anos, considerando as necessidades e expectativas do mercado e dos empresários. O credenciamento para a Feira é gratuito e pode ser feito pelo site www.espiritomadeira.com.br.

Fonte: Assessoria de imprensa Espírito Madeira

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES livre de febre aftosa sem vacinação: saiba os benefícios

Foto: Freepik O Espírito Santo está oficialmente livre da febre aftosa sem vacinação. ...

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

Foto: Carolina Jardine A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água ...

Bahia dá início à colheita do algodão safra 2023/2024

Foto: Divulgação As máquinas em campo sinalizam o início da colheita do algodão ...

Família dá até mamadeira para cuidar de filhote de veado encontrado ferido

Foto e vídeo: Divulgação Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação Um filhote de ...

Furtas e hortaliças sofrem aumento por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: André Oliveira / MDS A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma ...