Viana inaugura primeiro campo de lúpulo experimental municipal do país

Fotos: Victor de Andrade

O primeiro campo de lúpulo experimental municipal do país foi inaugurado nesta quarta-feira (11), em Viana. O campo é localizado no viveiro municipal de responsabilidade da secretaria de Agricultura (SEMAG), que cultiva 68 plantas de oito espécies diferentes de lúpulo. O campo terá capacidade anual de produzir 12 mil mudas.

A Prefeitura de Viana será a primeira do Brasil a ter um campo que vai fomentar o plantio e a pesquisa e também o Polo de Cervejas Artesanais. As mudas serão estudadas para definir quais espécies se adéquam melhor ao clima local, bem como sua produção em quilo por planta e a qualidade de seus óleos essenciais.

O campo servirá como reprodutor de mudas a serem doadas aos agricultores de Viana interessados na produção de lúpulo, que tem seu quilo comercializado em valores que vão de R$ 200 a R$ 300. As mudas plantadas no viveiro começam a produzir a partir de três meses as inflorescências, que contêm substâncias importantes que garantem aroma, amargor e outras propriedades à cerveja.

A Prefeitura de Viana será a responsável por cuidar do campo e dar assistência técnica com agrônomo e técnico agrícola. O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Vila Velha, participa com os estudos científicos dos óleos e desenvolvimento das plantas.

CENTRO DE FORMAÇÃO – Além do campo de lúpulo, Viana terá o Centro de Formação Profissional do Polo Capixaba de Cervejas Artesanais (Tecnocerva). A Prefeitura de Viana assinou um termo de compromisso com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) no último mês de novembro para a criação do Centro, que vai suprir a crescente demanda por mão-de-obra qualificada do mercado de cervejas artesanais do Estado.

“Este centro de formação vai trazer capacitação, tecnologia e desenvolvimento industrial, apoiando a retomada econômica e fomentando o agroturismo da cidade”, pontuou o prefeito.

O centro terá ainda uma Fábrica Escola com todos os equipamentos necessários para fabricação de cervejas, como sala de brassagem (maceração), tanque de água quente, tanques de fermentação, câmara fria e outros equipamentos.

A escola será instalada na Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental (Emuef) Deoclides Pereira, localizada em Pedra da Mulata, região rural de Viana.

Fonte: Prefeitura Municipal de Viana

Últimas notícias

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...

Impacto ambiental urbano pode ser maior que do agro

O Brasil teve um ano de destaque no direito ambiental e terá que ...

Produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas na safra de 2022

Os produtores de café deverão colher a terceira maior safra do grão neste ...

Produtores celebram colheita e resultados da primeira safra de Uvas em Guarapari

Sandra Butke, em suas parreiras no início da produção. Para diversos produtores rurais ...

Ceasa-ES orienta produtores sobre armazenamento adequado de alimentos

A ação, que teve início na última quinta-feira (13) e tem previsão de ...