Viana inaugura primeiro campo de lúpulo experimental municipal do país

Fotos: Victor de Andrade

O primeiro campo de lúpulo experimental municipal do país foi inaugurado nesta quarta-feira (11), em Viana. O campo é localizado no viveiro municipal de responsabilidade da secretaria de Agricultura (SEMAG), que cultiva 68 plantas de oito espécies diferentes de lúpulo. O campo terá capacidade anual de produzir 12 mil mudas.

Anúncio

A Prefeitura de Viana será a primeira do Brasil a ter um campo que vai fomentar o plantio e a pesquisa e também o Polo de Cervejas Artesanais. As mudas serão estudadas para definir quais espécies se adéquam melhor ao clima local, bem como sua produção em quilo por planta e a qualidade de seus óleos essenciais.

Anúncio

O campo servirá como reprodutor de mudas a serem doadas aos agricultores de Viana interessados na produção de lúpulo, que tem seu quilo comercializado em valores que vão de R$ 200 a R$ 300. As mudas plantadas no viveiro começam a produzir a partir de três meses as inflorescências, que contêm substâncias importantes que garantem aroma, amargor e outras propriedades à cerveja.

A Prefeitura de Viana será a responsável por cuidar do campo e dar assistência técnica com agrônomo e técnico agrícola. O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Vila Velha, participa com os estudos científicos dos óleos e desenvolvimento das plantas.

CENTRO DE FORMAÇÃO – Além do campo de lúpulo, Viana terá o Centro de Formação Profissional do Polo Capixaba de Cervejas Artesanais (Tecnocerva). A Prefeitura de Viana assinou um termo de compromisso com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) no último mês de novembro para a criação do Centro, que vai suprir a crescente demanda por mão-de-obra qualificada do mercado de cervejas artesanais do Estado.

“Este centro de formação vai trazer capacitação, tecnologia e desenvolvimento industrial, apoiando a retomada econômica e fomentando o agroturismo da cidade”, pontuou o prefeito.

O centro terá ainda uma Fábrica Escola com todos os equipamentos necessários para fabricação de cervejas, como sala de brassagem (maceração), tanque de água quente, tanques de fermentação, câmara fria e outros equipamentos.

A escola será instalada na Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental (Emuef) Deoclides Pereira, localizada em Pedra da Mulata, região rural de Viana.

Fonte: Prefeitura Municipal de Viana

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Arranjos Produtivos se expande e traz novidades para a agricultura familiar capixaba

Foto: Eduardo Dias Julio Huber O programa Arranjos Produtivos, criado pela Assembleia Legislativa ...

Previsão de safra aponta recorde na produção de grãos no Brasil, com 325,7 milhões de toneladas

Foto: Freepik A produção de grãos no Brasil deve atingir 325,7 milhões de ...

Vitória pode chegar a 38°C com avanço da onda de calor no Brasil

Nos próximos dias, o calor extremo ganha ainda mais força no Brasil. Enquanto ...

Coocafé reforça diálogo com cooperados em encontros regionais antes da assembleia

O mês de março se aproxima, e com ele chega um dos momentos ...

Consórcio Case IH cresce no Show Rural e bate recordes

O Consórcio Nacional Case IH, administrado pelo Grupo Primo Rossi, iniciou o Show ...