Abertas as inscrições para o Encontro das Lideranças do Cooperativismo Capixaba

Evento será realizado totalmente no formato digital no dia 17 de dezembro (quinta-feira), a partir das 14h30min. Participantes poderão acessar todas as atividades em uma plataforma virtual interativa

Aprender com o passado, pensar sobre o presente e planejar o futuro. É com esse objetivo que o Sistema OCB/ES vai promover, no dia 17 de dezembro (quinta-feira), a partir das 14h30, o Encontro de Lideranças Cooperativistas Capixabas, um evento inédito que irá reunir, de forma totalmente virtual, presidentes, diretores, superintendentes, gerentes e demais gestores das cooperativas atuantes no Espírito Santo.

Realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), o encontro terá duração aproximada de duas horas. As inscrições já podem ser realizadas. A previsão é que cerca de 250 pessoas participem simultaneamente do momento e possam contribuir com as discussões propostas.

O intuito é criar um amplo espaço de diálogo sobre o modelo de negócio cooperativista em níveis nacional e estadual, além de disponibilizar informações relevantes e atualizadas de interesse do cooperativismo para fomentar uma atuação cada vez mais planejada, inovadora, sustentável, responsável e fortalecida entre as cooperativas locais.

Segundo o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, o encontro representa o modo de atuação que a instituição vem adotando ao longo da sua história. “O Sistema OCB/ES vem cumprindo o seu papel de estar sempre ao lado das nossas cooperativas. A concretização desse evento é mais um importante passo para mostrar como o cooperativismo vem caminhando, quais os principais avanços que registramos e, sobretudo, quais os cenários e desafios que ainda iremos encontrar pela frente. Chegamos juntos até aqui e será assim que conseguiremos ir ainda mais longe”, explicou.

PROGRAMAÇÃO – A programação contará com a participação da professora doutora Arilda Teixeira e do secretário do Tesouro Nacional (STN), professor doutor Bruno Funchal. Os profissionais serão responsáveis por conduzir as principais discussões do evento. 

Doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pós-doutor pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), professor titular da Fucape Business School e membro de destaque da equipe do ministro Paulo Guedes, Bruno Funchal participará de um painel sobre como o “novo normal” pode ser transformado em oportunidades. Serão moderadores a professora Drª Arilda Teixeira e o superintendente do Sebrae ES, Pedro Rigo.

Já a professora Arilda Teixeira, que é doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia, coordenadora dos cursos Gestão Estratégica de Negócios e Gerenciamento de projetos da Fucape Business School e articulista da Revista ES Brasil, será responsável pela palestra “Cenário Econômico Capixaba e o Cooperativismo” e pelo lançamento e apresentação do 1º Anuário do cooperativismo Capixaba.

NOVAS INICIATIVAS – Além de palestras, os participantes poderão acessar, em primeira mão, o primeiro Anuário do Cooperativismo Capixaba que será lançado pelo Sistema OCB/ES. A publicação reúne, em um só lugar, uma série de dados confiáveis e significativos sobre o movimento no Espírito Santo referentes ao ano de 2019.

O momento será marcado, também, pela apresentação e assinatura (virtual) do Termo de Cooperação entre Sistema OCB/ES e Sebrae/ES, para desenvolvimento do cooperativismo Agro; pela apresentação da Pesquisa de Satisfação 2020 (cooperativas capixabas e o Sistema OCB/ES), que será realizada pela gerente Geral da OCB Nacional, Tânia Zanella; pelo lançamento de novos serviços: parceria com a Fenacon e de novos serviços da Assessoria Jurídica Geral.

Ainda de acordo com o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, o momento permitirá mostrar as ações que estão em andamento com foco no fortalecimento do movimento cooperativista. “São diversas iniciativas, esforços e projetos construídos coletivamente e pensados para alavancar ainda mais o nosso modelo de negócio. Em resumo, são ações que estão diretamente alinhadas à proposta temática do evento, de pensar o futuro que queremos para o cooperativismo”, disse. 

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, explicou que o encontro foi pensado para mostrar como o cooperativismo vem se fortalecendo, além de apresentar as projeções para o futuro. “O nosso modelo de negócio é diferenciado desde o berço. O movimento cooperativista nasceu em meio à crise provocada pela Revolução Industrial, e aprendeu importantes lições ao longo da sua história. A principal delas foi valorizar as pessoas. Os resultados alcançados hoje são frutos desse olhar humano, que equilibra o desenvolvimento econômico ao desenvolvimento social”, disse.

PLATAFORMA INTERATIVA – Para respeitar as orientações dos órgãos competentes de saúde, a instituição optou pela realização de um evento on-line. Entretanto, para deixar o encontro ainda mais atrativo, buscou uma plataforma interativa para apresentar toda a programação.

Nela, os participantes terão acesso a um ambiente totalmente explorável e que inclui espaços como um hall de entrada, um auditório onde a programação principal será transmitida e uma feira de estandes, onde poderão ser conferidos diversos tipos de serviços destinados às cooperativas capixabas.

INSCRIÇÕES – As lideranças cooperativistas interessadas em participar do encontro poderão garantir sua vaga a partir desta terça-feira (1º). Para isso, basta acessar o endereço do site do evento (CLIQUE AQUI) e, em seguida, clicar em “Saiba Mais”. Na sequência, é preciso criar uma conta na plataforma e finalizar a inscrição preenchendo todos os dados necessários.

Serviço:

Encontro de Lideranças Cooperativistas Capixabas

Data: Dia 17 de dezembro (quinta-feira)

Horário: 14h30min às 17h15min

Local: Evento on-line.

Para realizar as inscrições, CLIQUE AQUI.

Fonte: OCB-ES

Últimas notícias

Conab divulga leilões para iniciar a compra de milho para abastecimento do Milho Balcão

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) liberou os primeiros editais referentes à compra ...

Evento reunirá cultura, arte e sabores capixabas em Cariacica

Valorizar as produções capixabas, em especial, as que são originalmente cariaciquenses. Esse é ...

Conab apresenta programas para o Espírito Santo durante a Exposul

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai participar, nos próximos dias 22 e ...

Cup of Excellence define finalistas e lotes para marketplace

O júri nacional do Cup of Excellence - Brazil 2021 definiu, hoje, as 40 amostras ...

Preço do leite no Brasil supera cotação internacional

Os preços dos produtos lácteos no mercado externo, de acordo com a plataforma ...