Arranjos produtivos impulsionam diversificação e renda no campo capixaba

Foto: Larissa Lacerda

A diversificação da produção rural tem avançado no Espírito Santo como estratégia para fortalecer a agricultura familiar e reduzir riscos no campo. Em Ecoporanga, no noroeste do estado, produtores participaram de um encontro que marcou a implementação de uma iniciativa voltada à organização produtiva e ao aumento da renda nas propriedades.

Anúncio

A proposta vem sendo ampliada gradualmente e já alcança dezenas de municípios capixabas, com a perspectiva de expansão nos próximos ciclos. A estratégia busca atender diferentes realidades do interior, levando suporte técnico e incentivando novas culturas a partir das vocações locais.

No caso de Ecoporanga, os próprios agricultores apontaram caminhos para essa diversificação, com foco no cultivo de citrus e banana-da-terra. A escolha leva em conta o potencial produtivo da região, que já se destaca na produção de café, além da pecuária e da pimenta-do-reino.

Anúncio

A diversidade de relevo e altitude no município aparece como um trunfo importante para o desenvolvimento dessas novas culturas. Com áreas que variam de regiões mais altas a locais de menor altitude, a tendência é de produção escalonada ao longo do ano, favorecendo o abastecimento e ampliando as oportunidades de comercialização.

Mais do que ampliar o portfólio produtivo, a iniciativa aposta na segurança econômica das famílias rurais. Ao reduzir a dependência de poucas atividades, os produtores passam a ter mais equilíbrio diante das oscilações de mercado, garantindo maior estabilidade financeira.

Outro eixo fundamental está no suporte técnico contínuo. A proposta inclui acompanhamento direto nas propriedades, com análise de solo, orientação de manejo, distribuição de mudas e apoio à organização coletiva. Também há incentivo à estruturação de agroindústrias, agregando valor à produção e fortalecendo a comercialização.

Para quem vive do campo, a chegada desse tipo de iniciativa representa mais do que assistência: abre caminho para planejamento, crescimento e permanência na atividade rural com mais segurança. A expectativa entre os produtores é de que a diversificação traga não apenas aumento de renda, mas também mais equilíbrio produtivo e novas perspectivas para o futuro no campo capixaba.

Fonte: Ales

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Frutas brasileiras avançam na Índia e setor busca ampliar espaço em mercado de 1,4 bilhão de consumidores

Foto: Freepik A fruticultura brasileira deu mais um passo na estratégia de expansão ...

Prazo para agricultura familiar fornecer alimentos à rede estadual termina na próxima semana

Foto: Divulgação/Seag Cooperativas e associações da agricultura familiar interessadas em fornecer alimentos para ...

Após temporal devastador, produtor rural encontra no Sicoob força para continuar

Fotos: Julio Huber Texto: Julio Huber e Bruno Faustino Entre as montanhas de ...

Decreto cria tributação para filé de tilápia importado do Vietnã

Foto: Julio Huber O Governo de São Paulo oficializou um decreto que passa ...

Proposta dos EUA preserva café, carne e minério; confira os produtos que escapam da tarifa de 25%

Foto: Freepik A proposta do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa ...