Congresso das Mulheres do Agronegócio está confirmado para outubro

O 5° Congresso das Mulheres do Agronegócio (CNMA) está confirmado para os dias 27 e 28 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). Esse ano será uma edição comemorativa com o tema “Mulher Brasileira: A Voz Global”. A previsão é reunir cerca de 2.100 participantes do Brasil e de outros países para debater o protagonismo feminino no setor.

Uma pesquisa inédita, que traçou o perfil da mulher no agronegócio brasileiro, conduzida em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e a empresa de auditoria PwC, deu origem à história do CNMA em 2016. “Foi quando nasceu em nós o desejo de debater a atuação feminina no setor e criar um evento totalmente delas. Naquele primeiro ano reunimos 600 mulheres e exploramos o tema: Desenvolvendo oportunidades na era da eficiência e sensibilidade”, conta a então show manager do evento na ocasião, Renata Camargo.

Com o sucesso da primeira edição, em 2017, o próximo passo foi debater a “Liderança globalizada, empreendedora e integrada”, com mulheres de várias partes do Brasil prestigiando palestrantes nacionais e internacionais e também fazendo parte de um grande movimento que o CNMA começava a colocar em evidência: o do protagonismo das mulheres no agronegócio. Na ocasião, a alta procura pela participação no evento fez com que as inscrições batessem recorde de público e os mil ingressos se esgotaram dois meses antes do evento.

Em 2018, com o tema “2030: o futuro agora, na prática”, a organização buscava uma mulher real para representar as milhares de profissionais que atuam no agro do Brasil. Assim foi escolhida Elizana Baldissera Paranhos, engenheira agrônoma, mãe de três filhos e produtora de cereais em Capão Bonito (SP) para ser a embaixadora do evento. “Ter uma personalidade à frente do evento deu certo: foram 1.500 congressistas nacionais e internacionais, um novo recorde de público e a consolidação de que estávamos no caminho certo”, salienta Renata. 

A 3ª edição do CNMA também lançava duas novidades: o prêmio “Mulheres do Agronegócio”, realizado pela Bayer, em parceria com a ABAG visando reconhecer e valorizar a importância da presença feminina no campo e incentivar a atuação delas no setor; e a Academia de Liderança das Mulheres do Agronegócio, da Corteva, também em parceria com a ABAG e a Fundação Dom Cabral (FDC), para capacitar as mulheres brasileiras que tiram seu sustento e de suas famílias da atividade no campo.

Para a 4ª edição do CNMA, em 2019, a embaixadora escolhida foi a produtora rural, pecuarista e empresária Norma Gatto, de Rondonóplis (MT). Faltando um mês para o evento, todas as inscrições se esgotaram: foram 1.900 congressistas e mais de 50 patrocinadores. Outra novidade da edição foi o lançamento da campanha #minhavoznoagro, em que as congressistas tiveram a oportunidade de subir no palco e contar suas histórias de sucesso, seus objetivos e compartilhar dificuldades. A edição incluiu ainda o lançamento do Livro “Mulheres do Agro”, que reúne histórias inspiradoras de mulheres que fazem a diferença no agronegócio do país.

Edição comemorativa de cinco anos em 2020

O encontro deste ano, que terá como tema central “Mulher Brasileira: A Voz Global”, abordará temas estratégicos que contribuirão para se deslumbrar um cenário pós-pandemia no agronegócio, entre eles: Ambiente Econômico Político, Comércio Internacional, Visão e Gestão de Negócio, além das perspectivas 2020-2021. O evento contará ainda com ações especiais em comemoração aos cinco anos desse movimento que é o CNMA, em busca do protagonismo feminino.

A primeira delas é a nomeação da embaixadora deste ano, a agropecuarista Sônia Bonato, que foi homenageada pelo Prêmio Mulheres do Agro Bayer na edição de 2019. “É um grande orgulho poder representar as mulheres do agronegócio e uma honra ter um Congresso que nos leva a conhecer melhor o nosso potencial”, afirmou Sônia.

Entre as novidades está a criação de um comitê com representantes de empresas, entidades e formadores de opinião do setor para formatar conteúdos que contribuirão, juntamente com a curadoria do professor e jornalista, José Luiz Tejon Megido, para a programação do evento.

Além da arena principal, que este ano será dividida em cinco partes, a edição comemorativa contará com a Arena do Conhecimento ativa durante os intervalos, com capacidade para 50 pessoas, nos dois dias. Para ver a campanha completa sobre as cinco edições do CNMA e os depoimentos das embaixadoras, acesse: www.mulheresdoagro.com.br/imprensa.

Inscrições abertas

O segundo lote de inscrições, com preço promocional, já está aberto e pode ser acessado pelo site do evento: www.mulheresdoagro.com.br/inscricoes até o dia 30 de abril.

Serviço

5° Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA

Data: 27 e 28 de outubro de 2020

Local: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo/SP

Mais informações e inscrições: www.mulheresdoagro.com.br

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...