Corrida em trilha no ES será avaliada para competições nacionais e internacionais
Fotos Joel Cardoso/Divulgação Polenta Off Road

A edição de 2026 do Polenta Off Road, nas montanhas de Venda Nova do Imigrante, pode marcar um salto importante para o esporte de aventura no Brasil. A prova de Trail Run (corrida em trilha), marcada para o dia 30 de maio, entrou no radar de competições nacionais e até do calendário sul-americano de skyrunning para 2027.
Anúncio
O evento será vistoriado por representantes da federação da modalidade, etapa essencial para o processo de certificação internacional. A avaliação inclui critérios técnicos dos percursos, estrutura e cumprimento de regras oficiais, que podem credenciar a prova para receber etapas do Campeonato Brasileiro e, futuramente, do Sul-Americano.
Segundo o presidente da federação no Brasil e vice-presidente internacional da modalidade, Rafael Aquino Leal, a candidatura ainda passa por fases formais, como homologação dos trajetos e acordos institucionais. Mesmo assim, a expectativa é positiva, especialmente pela estrutura já consolidada do evento capixaba.
Anúncio
Uma das novidades desta edição é justamente a adoção completa das regras do skyrunning. Isso inclui arbitragem oficial e checagem obrigatória de equipamentos dos atletas — prática ainda pouco comum em provas de montanha no país, mas que vem sendo estruturada nos últimos anos.

Outro ponto que fortalece a candidatura é o desenho técnico dos percursos, desenvolvido por Ryan Rangel, organizador com experiência em competições nacionais e internacionais da modalidade. A bagagem do profissional aumenta a confiança de que a prova atende aos padrões exigidos globalmente.
Caso avance no processo de certificação, o Polenta Off Road passará a integrar o circuito internacional da modalidade. Isso significa que atletas participantes poderão pontuar em rankings globais de performance, ampliando a visibilidade do evento e da região.
Além do Trail Run, a programação inclui provas de Enduro, Mountain Bike, corrida noturna (Polenta Night Run) e passeios off-road, dentro da 5ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas. As atividades acontecem no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, reunindo esporte, turismo e cultura.
A realização é do Trail Clube Mata Atlântica e do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com apoio de instituições públicas e privadas. As inscrições seguem abertas no site oficial do evento.
Serviço
29 a 31 de maio
Venda Nova do Imigrante (ES)
Inscrições: www.polentaoffroad.com.br
Fonte: Calabria Comunicação
Anúncio
Anúncio