Curriculo

BREVE HISTÓRICO

Julio Huber é natural de Marechal Floriano, Região Serrana do Espírito Santo, onde a família trabalha na produção rural. É jornalista, formado pela Faculdade Integrada São Pedro (Faesa) em 2006. Na faculdade foi monitor dos laboratórios de fotografia, informática, TV e Rádio. Iniciou no jornalismo, ainda na faculdade, como repórter dos cadernos de Informática e Imóveis de A Tribuna. Em 2007 criou a empresa NOVA COMUNICAÇÃO, editora do jornal impresso O Noticiário, que circula mensalmente na Região Serrana do Espírito Santo.

Atuou como repórter correspondente do jornal A Tribuna, responsável pela produção de reportagens em 12 municípios do ES, entre 2008 e 2014. Em 2010 lançou o portal Montanhas Capixabas, que é referência regional em jornalismo. Em 2015, juntamente com o jornalista Bruno Faustino, lançou a impressa Revista Negócio Rural, que ganhou um portal especializado no agro nacional em 2020.

É vice-presidente do Sindicato das Empresas de Jornais, Periódicos, Revistas e Similares no Estado do Espírito Santo (Sindijores). Possui 13 prêmios de jornalismo em categorias como Fotografia, Jornalismo Impresso e Webjornalismo. Entre os prêmios conquistados se destacam: Prêmio Capixaba de Jornalismo, Prêmio Sebrae de Jornalismo, Prêmio Café Brasil de Jornalismo e Prêmio de Jornalismo Cooperativista.

FAIR TRADE – Entre as premiações de jornalismo, se destaca o segundo lugar nacional no Prêmio Café Brasil de Jornalismo, com uma reportagem que contou como o fair trade, que é o comércio justo, tem mudado a vida de cafeicultores e contribuído com o aumento de renda de agricultores familiares da Cafesul, uma cooperativa de Muqui, no Sul do Espírito Santo.

LIGAÇÃO COM O MEIO RURAL – Julio Huber é filho de produtores rurais, cuja família trabalha até os dias atuais com lavouras de café, hortaliças e agroindústrias em Marechal Floriano, município da região de montanhas do Espírito Santo. Até os 21 anos de idade, Julio conciliava os estudos com o trabalho no campo, onde o cultivo de café era e é até hoje o principal produto. Junto com seu pai, foram vencedores dos primeiros concursos de qualidade de café da região, sendo os primeiros a implantarem o processo de café despolpado no município.

Desde 2007, quando iniciou na profissão de jornalista, Julio sempre teve como foco a produção de reportagens que mostram as boas ações e projetos do meio rural. Exemplos de sua capacitação na área são os diversos prêmios de jornalismo com reportagens sobre atividades do campo.

CAPACITAÇÃO – Como fundador de um jornal impresso, sócio-fundador de uma revista agro e de dois portais de notícias (um regional e um agro), Julio sempre se destacou com a capacidade de criar pautas com assuntos diversos, produzir reportagens aprofundadas, seja presencialmente ou remotamente.

Enquanto repórter correspondente do jornal A Tribuna, o maior jornal impresso do Espírito Santo, produziu centenas de reportagens de capa, além de todas as fotos para as matérias jornalísticas, sendo dezenas que estamparam a capa do jornal. Muitas dessas fotos foram vencedoras de prêmios, algumas com a primeira colocação.

Julio também atuou como assessor de comunicação em eventos regionais, alguns ligados ao agronegócio, reformulou e atuou como assessor de comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano, das associações de avicultores e suinocultores do Espírito Santo e do Convention & Visitors Bureau da região de montanhas do Estado.

Últimas notícias

Projeto do ES é selecionado em concurso de soluções para restaurar a bacia do rio Doce

Cinco iniciativas de plantio sustentável com fins econômicos foram selecionadas em parceria realizada ...

ES integra operação nacional Mata Atlântica em Pé

O balanço da ação no Estado será apresentado no próximo dia 1º, em entrevista ...

Programa CNA Jovem tem 3.742 inscritos e seleciona 1.400 para oficinas digitais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apresentou o primeiro balanço das atividades ...

Conab: safra brasileira de café é a segunda maior da história

Em seu 3º Levantamento da Safra 2020 de café, a Companhia Nacional de ...

Primavera começa com transição entre estações seca e chuvosa

Com o gradativo aumento das chuvas em grande parte do país nesta época ...