Embrapa lança livro sobre agricultura digital nas cadeias produtivas

A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) lança nesta sexta-feira (6) o livro “Agricultura Digital: pesquisa, desenvolvimento e inovação nas cadeias produtivas”, durante as comemorações dos 35 anos do centro de pesquisa especializado em tecnologia da informação aplicada à agricultura. A publicação em formato digital apresenta iniciativas desenvolvidas pela Unidade em parceria com outros centros de pesquisa da Embrapa e instituições parceiras dos setores público e privado.

Dividida em três partes, a obra apresenta o contexto atual da agricultura digital no Brasil, além das principais aplicações nas áreas de modelagem agroambiental, geotecnologias, computação científica, visão computacional, agricultura de precisão, engenharia da informação, bioinformática, biologia estrutural e genômica aplicada às mudanças climáticas. Também aborda como o ecossistema de inovação em agricultura digital está se organizando e as principais perspectivas.

O livro está disponível no site da Unidade e pode ser baixado gratuitamente. São editores técnicos Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Maria Angelica de Andrade Leite, pesquisadora, Stanley Robson de Medeiros Oliveira, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Alberto Alves Meira, chefe de Transferência de Tecnologia, e os pesquisadores Ariovaldo Luchiari Junior e Édson Luis Bolfe.

Webinar Transformação digital da agricultura

A transformação digital da agricultura é o tema central das comemorações dos 35 anos e será discutida durante o webinar que a Empresa realiza em 6 de novembro, a partir das 10 horas, com transmissão ao vivo no canal da Embrapa no YouTube. O objetivo é trazer a visão de diferentes atores sobre a agricultura digital no País, as tendências e os principais desafios.

O evento on-line contará com a participação dos especialistas e representantes da área de inovação no agronegócio Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e coordenador do FGV Agro, Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil, Francisco Jardim, sócio-diretor da SP Ventures e Silvia Massruhá. A moderação será do jornalista José Luiz Tejon.

A abertura terá a presença de Celso Moretti, presidente da Embrapa, Fernando Camargo,  secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Memória da Unidade

A Embrapa Informática Agropecuária também criou um site dedicado à preservação da sua memória. Lá é possível conhecer um pouco mais sobre a trajetória do centro de pesquisa e os principais resultados obtidos durante esses 35 anos.

O ambiente está organizado por décadas e contém depoimentos, fotos e vídeos que ajudam a contar a história da Unidade. A ideia é que esse espaço seja atualizado continuamente de forma colaborativa.

Fonte: Embrapa

Últimas notícias

Pecuária de leite vive incertezas com o futuro da pandemia

A reunião de conjuntura de novembro do Centro de Inteligência do Leite da ...

Valor de mercado de defensivos aplicados deverá cair 11,8% em 2020

O mercado de defensivos agrícolas deve ter redução de 11,8% no valor em ...

Programa de aprendizagem rural é homenageado pelo Instituto Innovare

Fotos: Junio Nunes O Programa de Aprendizagem Profissional Rural foi homenageado na 17ª ...

Novo surto de gafanhotos é monitorado por governo do Rio Grande do Sul

Foto: Senasa Julio Huber Um novo surto de gafanhotos identificado pelo Serviço Nacional ...

Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva anuncia os finalistas

O Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva já tem os 20 finalistas da ...