Produção e exportação de sêmen bovino crescem no primeiro trimestre

Foto: Texto Comunicação

As exportações de sêmen cresceram 49% e a produção saltou 10% no primeiro trimestre do ano em comparação ao mesmo período de 2023. Os dados são do Index ASBIA, mais completo relatório de inseminação artificial do país, elaborado pelo Centro de Estudos em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), para a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).

Anúncio

“Em vendas externas, saltamos de 133.817 doses embarcadas no 1º trimestre do ano passado para 199.631 doses. A coleta de sêmen saiu de 4.251.208 doses para 4.718.235 doses”, informa Cristiano Botelho, executivo da Asbia.

A importação de doses de sêmen recuou de 949.718 para 866.318 (-9%) no período. Considerando o total importado e o coletado no primeiro período trimestral do ano, o mercado brasileiro cresceu 6,7%. “Com mais doses movimentando o mercado nacional, mais genética melhoradora está sendo inserida nas propriedades rurais”, destaca Botelho.

Anúncio

As vendas para cliente final – àquelas destinadas a produtores rurais para uso na reprodução e melhoramento genético de rebanho próprio – apresentaram recuo de 9%: passando de 3.847.469 doses (1º tri 2023) para 3.507.389.

Cristiano Botelho entende que alguns dados são extremamente significativos quando avaliados sob um histórico recente. “A produção de doses de sêmen com aptidão para produção de leite é a segunda maior dos últimos seis anos, considerando o primeiro trimestre. O Index Asbia também destaca o importante crescimento em doses de aptidão para corte nesse período: maior do que os últimos seis anos”.

O executivo da ASBIA destaca o vigor da genética voltada à pecuária leiteira nesse início do ano. “É o início mais consistente desde 2018, seja em doses entregues em contratos de prestação de serviço ou em doses comercializadas para clientes finais. “Assim como os pecuaristas de corte, os produtores de leite brasileiro investem forte em genética bovina. Sem dúvida, isso proporcionará importantes índices zootécnicos em futuro recente, com destaque para o aumento da produtividade”, finaliza Botelho.

O Index ASBIA com dados do primeiro trimestre de 2024 pode ser acessado de forma gratuita no site da entidade: https://asbia.org.br/index-asbia/

ASBIA – Fundada em novembro de 1974, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) trabalha com o objetivo de difundir e fomentar o uso da inseminação artificial na pecuária nacional. Para isso, a entidade realiza ações visando a promoção e divulgação da técnica, colaborando com poderes governamentais. A Asbia também busca cooperar com o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do setor empresarial, para ampliar o mercado e melhorar os sistemas de distribuição de seus produtos.

Fonte: Texto Comunicação Corporativa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...