Representantes avícolas atualizam plano de contingência para influenza aviária no Espírito Santo

Foto: Julio Huber

A Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) está coordenando uma consultoria voltada para a atualização do plano de contingência dos estabelecimentos avícolas do Espírito Santo, para influenza aviária e doença de newcastle.

Anúncio

A consultoria foi proposta em reunião com associados no mês de agosto e iniciou em setembro envolvendo 29 produtores. A partir de agora, eles terão encontros quinzenais com o consultor Bruno Pessamilio, que é médico-veterinário, especialista em defesa sanitária animal.

Para o presidente do Conselho Deliberativo da Aves, Denilson Potratz, a consultoria é fundamental para auxiliar na mitigação de riscos a uma possível entrada da influenza aviária nas granjas comerciais. “Nós precisamos estar atualizados sobre todos os detalhes do plano de contingência para que as granjas estejam preparadas em caso de necessidade de enfrentamento das enfermidades, prevenindo, controlando e impedindo sua disseminação”, pontua.

Anúncio

“Entendemos que é de suma importância para a produção avícola do Espírito Santo que os estabelecimentos sejam capazes de lidar com uma situação de emergência sanitária a fim de conter o problema e preservar outros que se encontrem na mesma região”, explica o diretor executivo da Aves, Nélio Hand.

Bruno Pessamilio tem vasta experiência no setor avícola. Trabalhou como sanitarista, responsável técnico e supervisor em granjas de ovos em uma empresa de produção avícola. Foi auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária por 16 anos, chefiando, por 11 anos a divisão que gerencia o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). Atualmente ele atua como consultor, treinador e palestrante para empresas e associações de produção animal.

Fonte: Aves

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Concurso estadual vai premiar queijos artesanais do Espírito Santo

Foto: Freepik O Espírito Santo abriu as inscrições para o Prêmio Queijos do ...

Espírito Santo terá calor dentro do normal e chuvas próximas da média em fevereiro

Foto: Freepik O mês de fevereiro de 2026 será marcado por um cenário ...

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Foto: Clarissa Schwartz Um projeto de conservação conduzido pelo Instituto Nacional da Mata ...

Café da Serra de Apucarana é reconhecido como Denominação de Origem

Foto: Julio Huber O Brasil ampliou, na última terça-feira (27), o mapa das ...

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...