Espírito Santo ganha primeiro sistema de dados meteorológicos em tempo real

Inovação tem como proposta compilar, produzir e divulgar informações para atender produtores rurais, técnicos do segmento e a sociedade em geral

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) acaba de lançar uma plataforma inovadora que reúne, processa e divulga informações meteorológicas, climatológicas e agrometeorológicas em tempo real para o Espírito Santo. Fruto de um projeto de pesquisa, a ferramenta oferece uma variedade de dados essenciais para o monitoramento contínuo e preciso das condições climáticas.

Esse sistema, conhecido como Satdes (Sistema de Aquisição e Tratamento de Dados Meteorológicos do Espírito Santo), possibilita acesso a dados como temperatura do ar, índices de chuva, umidade, balanço hídrico e risco de incêndio, com atualizações constantes que variam entre 15 minutos e uma hora. Trata-se do primeiro banco de dados meteorológicos do estado e marca um avanço tecnológico ao processar e disponibilizar automaticamente informações coletadas pelo Incaper, INMET, Defesa Civil (Cepdec/ES) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), uma tarefa antes feita manualmente. “Agora, a plataforma gera os dados automaticamente e de forma gratuita”, explica Pedro Pantoja, coordenador do projeto e meteorologista do Incaper.

Anúncio

O próximo passo do projeto é capacitar grupos interessados em utilizar o sistema. A equipe do Incaper já está em contato com municípios e espera iniciar os treinamentos em novembro de 2024. Essas visitas também serão uma oportunidade para o Incaper conhecer a experiência dos usuários e coletar sugestões para aprimorar a plataforma. Interessados em agendar uma capacitação podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. No YouTube, um tutorial já disponível explica como acessar e utilizar o sistema.

O Satdes é uma realização do Incaper e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com apoio da Fapes, Secti, ANA, Cepdec/ES, INMET e Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPD).

Anúncio

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Turismo no Espírito Santo impulsiona renda, negócios e experiências locais

Foto: Marcelo Moryan/ MTur O Espírito Santo consolida um novo ciclo de expansão ...

Fruit attraction 2026 destaca negócios, inovação e exportação de frutas no Brasil

Foto: Divulgação A terceira edição da Fruit Attraction, em São Paulo, já movimenta ...

Espírito Santo recebe semana de debates sobre preservação do Rio Doce em Vitória

Foto: Claudio Costa /Governo do ES A preservação do Rio Doce ganha espaço ...

Show Safra Mato Grosso 2026 começa nesta segunda-feira (23) com expectativa de 200 mil visitantes

Foto: Divulgação A edição 2026 do Show Safra Mato Grosso começa na próxima ...

ES recebe Painel Campo Futuro com análise de custos da produção rural em 6 municípios

O Espírito Santo inicia, ainda em março, uma nova rodada do Painel Campo ...