Espírito Santo revoga Estado de Alerta sobre situação hídrica

Foto: Divulgação / Cesan

Após meses de alerta, a Agerh acaba de anunciar uma boa notícia: o Espírito Santo não está mais em Estado de Alerta para escassez hídrica. A mudança veio com a publicação da Resolução nº 004/2024, nesta terça-feira (19), no Diário Oficial do Estado. A nova normativa recomenda que os usuários sigam as orientações da Resolução nº 002/2024, que mantém o Estado de Atenção.

Anúncio

Essa decisão foi embasada em análises hidrológicas recentes, que apontam uma expressiva recuperação das condições hídricas, graças ao aumento nas vazões dos principais rios monitorados. O diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert, destacou que o retorno das chuvas em outubro foi decisivo para essa melhora, eliminando o déficit hídrico em algumas regiões e reduzindo significativamente os efeitos da seca.

Apesar do avanço, Fábio reforça a necessidade do uso consciente da água, especialmente nas regiões norte e noroeste, onde as vazões ainda apresentam oscilações críticas após eventos de chuva. A Agerh seguirá monitorando de perto os recursos hídricos, garantindo respostas rápidas a qualquer mudança no cenário e mantendo a população informada sobre a situação no Estado.

Anúncio

Fonte: Agerh

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Foto: Clarissa Schwartz Um projeto de conservação conduzido pelo Instituto Nacional da Mata ...

Café da Serra de Apucarana é reconhecido como Denominação de Origem

Foto: Julio Huber O Brasil ampliou, na última terça-feira (27), o mapa das ...

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

Foto: Ricardo Ribeiro Uma nova espécie de cipó foi identificada em Santa Teresa, ...

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...