Cracóvia produzido em Prudentópolis (PR) conquista registro de Indicação Geográfica

Foto: Carolina Mainardes

Fabricado artesanalmente no município de Prudentópolis, na região centro-sul do Paraná, o embutido Cracóvia foi reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como Indicação de Procedência (IP). Apesar da iguaria ter nome polonês, o produto é típico na cidade paranaense conhecida pela maior comunidade ucraniana do Brasil.

Anúncio

O pedido de reconhecimento foi feito pela Associação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis (Apep), em 2023, a partir da sensibilização do Sebrae/PR e apoio da Prefeitura Municipal e Sicredi. O processo de concessão de IG inclui, entre outros requisitos, apresentação de um caderno de especificações técnicas que registra os padrões de produção e o mecanismo de controle da qualidade.

“O registro da Indicação Geográfica pelo INPI assegura um reconhecimento nacional para regiões com produtos e serviços únicos. É um ativo que além de proteger e preservar a tradição e a reputação da região, também promove a competitividade desses pequenos negócios ali instalados”, explicou Hulda Giesbrecht, coordenadora de tecnologias portadoras de futuro do Sebrae Nacional.

Anúncio

CONQUISTA HISTÓRICA – Produzida desde a década de 1960 por descendentes de imigrantes ucranianos de Prudentópolis, a Cracóvia é feita com carne suína nobre, magra e selecionada, que não pode ser congelada, alho, sal, pimenta e especiarias. Após embalada, passa por um processo de defumação moderada, seguido de resfriamento por um período mínimo de 12 horas.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis (Apep), Marcos Machulek, o registro como IG também evidencia a força do associativismo na valorização da cultura local e no fortalecimento da economia regional.

“A união dos produtores foi fundamental para alcançarmos esse marco, garantindo que a Cracóvia de Prudentópolis seja reconhecida e apreciada em todo o país, com a chancela de sua origem e excelência”, disse. Marcos Machulek.

PRÓXIMOS PASSOS – De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Mariana Santana Scheibel, a obtenção da IG vai impulsionar o desenvolvimento territorial, beneficiando setores indiretos como o turismo e o comércio, com impactos positivos na geração de emprego e renda. “Vamos trabalhar em conjunto com o grupo de produtores para expandir o mercado, fortalecer a IG e incentivar o associativismo”, acrescenta.

INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA – Conforme define o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Indicação de Procedência é o nome geográfico de um país, cidade, região ou uma localidade de seu território que se tornou conhecido como centro de produção, fabricação ou extração de determinado produto ou prestação de determinado serviço.

Fonte: Sebrae

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Foto: Clarissa Schwartz Um projeto de conservação conduzido pelo Instituto Nacional da Mata ...

Café da Serra de Apucarana é reconhecido como Denominação de Origem

Foto: Julio Huber O Brasil ampliou, na última terça-feira (27), o mapa das ...

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

Foto: Ricardo Ribeiro Uma nova espécie de cipó foi identificada em Santa Teresa, ...

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...