Erva-mate de Machadinho recebe Indicação Geográfica

Foto: Freepik

A erva-mate produzida na região de Machadinho, no Rio Grande do Sul, recebeu o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse selo de qualidade abrange as variedades Chimarrão, Tereré e Chá Mate Tostado, fabricadas tanto por métodos industriais quanto pelo tradicional processo artesanal barbaquá.

Anúncio

A área de produção da erva-mate reconhecida como IG engloba 10 municípios em um território contínuo de 2.716.868 km²: Barracão, Cacique Doble, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupanci do Sul.

Essa conquista é resultado do trabalho da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), que solicitou o registro com o apoio do Sebrae. Segundo Hulda Giesbrecht, coordenadora de tecnologias portadoras de futuro do Sebrae Nacional, a IG valoriza os pequenos produtores que preservam as boas práticas, a cultura e a tradição da erva-mate da região.

Anúncio

“Ao comprar produtos com IG, o consumidor tem a garantia da qualidade, da origem e da reputação. Diferenciais que agregam valor e aumentam a competividade desses pequenos negócios rurais”, disse.

Com esse reconhecimento, o Brasil agora conta com 128 Indicações Geográficas, sendo esta a terceira voltada para a erva-mate, ao lado das regiões de São Matheus (PR) e Planalto Norte Catarinense (SC).

Indicações Geográficas e o apoio do Sebrae

O Sebrae Origens atua na valorização de territórios reconhecidos pela excelência de seus produtos e serviços, promovendo o registro de Indicação Geográfica (IG) junto ao INPI. Essa certificação contribui para a preservação da biodiversidade, do conhecimento e dos recursos naturais, impulsionando o desenvolvimento econômico local.

Além de agregar valor aos produtos tradicionais, a IG protege a identidade das regiões produtoras, destacando sua herança histórico-cultural única. Saiba mais sobre esse trabalho na página do Sebrae Origens.

Texto: Cibele Maciel/Sebrae

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Foto: Clarissa Schwartz Um projeto de conservação conduzido pelo Instituto Nacional da Mata ...

Café da Serra de Apucarana é reconhecido como Denominação de Origem

Foto: Julio Huber O Brasil ampliou, na última terça-feira (27), o mapa das ...

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

Foto: Ricardo Ribeiro Uma nova espécie de cipó foi identificada em Santa Teresa, ...

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...