Parceria estratégica impulsiona produção sustentável de suínos no Brasil

Foto: Freepik

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e a Alianima para fortalecer a produção sustentável de suínos no Brasil. A parceria segue as diretrizes da Instrução Normativa SDA nº 113/2020, que define boas práticas de manejo e bem-estar animal nas granjas comerciais.Mais do que um documento oficial, esse acordo marca um compromisso conjunto para melhorar a produção e incentivar práticas responsáveis na suinocultura.

Anúncio

O secretário da SDI, Pedro Neto, destaca que a normativa já foi um passo importante, mas que agora é hora de ir além. “Queremos reconhecer e premiar quem faz da sustentabilidade e do bem-estar animal uma prioridade. É uma grande oportunidade para mostrar ao mundo que o Brasil está alinhado com as melhores práticas do setor.”O secretário da SDA, Carlos Goulart, também celebrou a iniciativa, lembrando que, cinco anos depois da publicação da IN 113, o setor segue avançando. “É gratificante ver tantos profissionais unidos para incentivar a inovação na suinocultura e reconhecer empresas que já adotam práticas mais sustentáveis. O bem-estar animal está no centro desse processo.”

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, o acordo chega em um momento importante, quando a suinocultura brasileira passa por uma grande transformação. “Cada vez mais produtores e agroindústrias estão adotando sistemas modernos e alinhados às exigências do mercado. Ações como essa motivam o setor a evoluir e atender a um público que valoriza carne de qualidade, produzida com responsabilidade.”

Anúncio

A presidente da Alianima, Patrycia Sato, reforça que a entidade acompanha de perto a evolução dos produtores e a busca por melhorias. Para ela, a publicação da IN 113 foi um marco, pois trouxe reconhecimento técnico ao tema do bem-estar animal. “Agora, com esse acordo, conseguimos reforçar ainda mais esse diálogo e reconhecer o trabalho dos produtores que estão se adequando às novas diretrizes.”

Com essa parceria, o Brasil avança mais um passo na construção de uma suinocultura sustentável e alinhada com as demandas do presente e do futuro.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Foto: Clarissa Schwartz Um projeto de conservação conduzido pelo Instituto Nacional da Mata ...

Café da Serra de Apucarana é reconhecido como Denominação de Origem

Foto: Julio Huber O Brasil ampliou, na última terça-feira (27), o mapa das ...

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

Foto: Ricardo Ribeiro Uma nova espécie de cipó foi identificada em Santa Teresa, ...

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...