Curso de Biojoias do Ifes, em Piúma, transforma vidas e impulsiona a economia local

No coração de Piúma, cidade conhecida por suas conchas e tradições pesqueiras, um projeto tem feito a diferença na vida de muitas mulheres. O curso de Biojoias, promovido pelo Campus Piúma do Ifes, não apenas ensina novas técnicas artesanais, mas também devolve autoestima, cria oportunidades e fortalece a economia local.
A iniciativa nasceu em 2023 como parte do programa Fortalecimento da Agricultura Capixaba (Fortac), que conecta produtores rurais, pesquisadores e estudantes do Ifes para desenvolver soluções sustentáveis. Com foco na valorização da cultura local, o curso transforma materiais como conchas e escamas de peixe em peças únicas, misturando arte e sustentabilidade.
Anúncio
“Quando comecei, eu não fazia ideia de como manusear esses materiais. Nunca tinha feito nem uma flor… e agora estou criando peças lindas e únicas!”, conta Ingrid Valério Rodrigues, uma das alunas.
Além de fomentar a economia criativa, o projeto fortalece o turismo local e amplia a visibilidade do trabalho artesanal. A capacitação oferecida pelo Ifes já permitiu que algumas participantes vendessem suas criações em feiras, eventos e até mesmo online. Hoje, seis oficineiras contratadas pelo curso compartilham seus conhecimentos e ajudam a expandir essa rede de aprendizado e independência.
Anúncio
“O curso me fez enxergar a importância de preservar os oceanos e praias, usar recursos naturais de forma sustentável e, ao mesmo tempo, expressar minha criatividade”, destaca Valéria Relvas, outra aluna.
Com duas turmas de 15 mulheres cada, as aulas acontecem às terças-feiras, em dois turnos, oferecendo aprendizado técnico em bijuterias, biojoias e artesanato com conchas, além de noções de marketing e comunicação visual.
Para muitas dessas mulheres, o artesanato vai muito além de uma atividade manual – é uma oportunidade de transformar vidas e manter viva a tradição de Piúma.
Fonte: Ifes/Piúma
Anúncio
Anúncio