Jacarés invadem área urbana da capital capixaba durante o Carnaval e são resgatados por especialistas
Fotos: Projeto Caiman

O Carnaval de Vitória, capital do Espírito Santo, teve um toque inusitado este ano com o aparecimento inesperado de três jacarés-do-papo-amarelo no bairro Jardim Camburi. Em menos de 24 horas, os répteis foram encontrados em diferentes pontos da região e receberam nomes inspirados na folia: Boa Vista, em homenagem à escola de samba campeã do Carnaval de Vitória 2025; Regionalzinho, referência ao maior bloco de rua da cidade; e Léo Santana, em tributo ao cantor que embalou os foliões durante o feriado.
Anúncio
O primeiro resgate ocorreu na tarde de terça-feira (04), quando um publicitário avistou Boa Vista em frente a um colégio e acionou o 190. A Polícia Militar entrou em contato com o Projeto Caiman, que enviou o coordenador Yhúri Nóbrega e a bióloga Bárbara Mello para a remoção segura do animal. Após avaliação, o jacaré, que estava saudável, foi devolvido ao habitat natural.
Horas depois, por volta das 20h40, outro jacaré foi encontrado nas proximidades do primeiro resgate. Batizado de Regionalzinho, o animal também estava em boas condições e foi recolhido pela mesma equipe antes de ser solto em uma área adequada.
Anúncio

Na Quarta-feira de Cinzas (05), foi a vez de Léo Santana chamar atenção ao ser flagrado dentro da piscina de uma residência. Após aproveitar o mergulho, o jacaré juvenil foi resgatado e encaminhado para um ambiente seguro na natureza.
O coordenador do Projeto Caiman, Yhúri Nóbrega, alertou sobre os cuidados ao encontrar jacarés em áreas urbanas. “É essencial não tentar capturar o animal e evitar qualquer contato. Nossa equipe está preparada para fazer o resgate de maneira segura, protegendo tanto o jacaré quanto a população”, explicou.
Caso alguém encontre um jacaré fora de seu habitat, a orientação é entrar em contato com o Projeto Caiman pelas redes sociais do Instituto Marcos Daniel, ligar para a Polícia Militar pelo telefone 190 ou acionar diretamente o resgate pelo número (27) 99763-9757.
Fonte: Projeto Caiman
Anúncio
Anúncio