Parceria entre Sicoob e Embrapa impulsiona pecuária sustentável

O agronegócio brasileiro está em constante evolução, enfrentando desafios cada vez mais complexos devido a fatores econômicos, ambientais e tecnológicos. Atento a essas mudanças, o Sicoob firmou uma parceria estratégica com a Embrapa para fortalecer a pecuária de corte no país. O foco da iniciativa é ampliar a adoção de práticas sustentáveis e melhorar a rentabilidade dos produtores.

Através do Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA), os cooperados do Sicoob terão acesso a assistência técnica especializada, que orientará sobre protocolos de controle de qualidade, eficiência produtiva e sustentabilidade. Com isso, os pecuaristas poderão otimizar o manejo do rebanho, reduzir perdas e aumentar a competitividade no mercado.

Anúncio

Francisco Reposse Júnior, Diretor Comercial e de Canais do Sicoob, destaca a importância da colaboração com a Embrapa: “Essa parceria é fruto de um trabalho cuidadoso de planejamento e visa levar inovação e mais rentabilidade aos produtores. O BPA permitirá a implementação de melhorias estratégicas, garantindo um rebanho mais eficiente e sustentável”.

A assinatura do acordo ocorreu no último dia 25 de março de 2025, durante a Dinapec – feira de tecnologia agropecuária realizada em Campo Grande (MS). O evento também contou com o Fórum Pré-COP 30, no qual o Sicoob participou de debates sobre a sustentabilidade na produção bovina no Brasil.

Anúncio

Boas Práticas Agropecuárias (BPA): uma abordagem para o futuro

O programa BPA estabelece diretrizes para tornar os sistemas de produção mais eficientes, competitivos e alinhados às exigências do mercado global. Entre os principais benefícios para os produtores estão:

  • Maior controle e gestão dos fatores que impactam a produção;
  • Redução de desperdícios e aumento da produtividade do rebanho;
  • Valorização da carne e couro no mercado interno e internacional;
  • Adoção de práticas sustentáveis que garantem alimentos mais seguros.

Ao aderir às boas práticas, os pecuaristas se tornam mais preparados para atender às exigências dos consumidores e das regulamentações ambientais, garantindo acesso a mercados que priorizam produtos certificados.

Sicoob: cooperativismo financeiro a serviço do campo

Com mais de 8,6 milhões de cooperados e presença nacional, o Sicoob é uma das maiores instituições financeiras cooperativas do Brasil. Além de soluções bancárias completas, a instituição se destaca por apoiar o desenvolvimento econômico de diferentes setores, incluindo o agronegócio. Atualmente, o Sicoob conta com mais de 4,6 mil pontos de atendimento e é a única instituição financeira presente em mais de 400 municípios brasileiros.

Fonte: Sicoob

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

UPL valoriza agricultores que transformam o solo em aliado contra as mudanças climáticas

Falar em mudanças climáticas passa, cada vez mais, pelo chão que sustenta a ...

México lidera compras e se torna o principal destino do café capixaba em 2025

Foto: Freepik País respondeu por cerca de 13% das exportações do Espírito Santo ...

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...