Turismo capixaba inicia 2025 com crescimento acima da média nacional

Foto: Freepik

O turismo no Espírito Santo começou o ano com o pé direito. Em janeiro, o volume de atividades turísticas no estado registrou um crescimento de 7,9% em comparação ao mesmo período de 2024. Esse resultado não apenas reforça o potencial turístico capixaba, como também supera o desempenho nacional, que teve um avanço de 3,5% no mesmo período. Além disso, enquanto o Brasil sofreu uma retração de 6,4% em relação a dezembro, o Espírito Santo seguiu na contramão, crescendo 1%.

Anúncio

Os dados, analisados pelo Connect Fecomércio-ES, são baseados no Índice de Atividades Turísticas (Iatur), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, Ana Carolina Júlio, esses números confirmam a força do setor no estado, especialmente durante a alta temporada de verão.

“Os resultados mostram um desempenho notável do turismo capixaba em um dos períodos mais disputados para atração de visitantes, competindo diretamente com destinos turísticos tradicionais, como Rio de Janeiro e Bahia. O Espírito Santo vem se consolidando como uma excelente alternativa para quem busca destinos diversificados e de qualidade”, destacou Ana Carolina.

Anúncio

Crescimento contínuo impulsiona setor

Outro fator de destaque é que o volume de atividades turísticas registrado em janeiro foi maior do que em 11 dos 12 meses de 2024, evidenciando uma trajetória de crescimento sustentado. Desde o segundo semestre do ano passado, todos os meses apresentaram desempenho superior ao mesmo período do ano anterior, com um aumento acumulado de 8,9% no último trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Esse foi o melhor quarto trimestre dos últimos 10 anos para o turismo no estado.

A continuidade desse avanço no início de 2025 reforça a resiliência do setor, que tem aproveitado as oportunidades da alta temporada para se destacar em um cenário de grande concorrência nacional.

“O Espírito Santo registrou a quarta maior variação mensal e a quinta maior variação anual do país. Em um momento em que o turismo nacional enfrentou quedas, conseguimos manter o ritmo de crescimento, o que mostra a força e o potencial do estado nesse segmento”, enfatizou Ana Carolina Júlio.

Preços mais acessíveis impulsionam fluxo turístico

Outro fator que pode estar contribuindo para esse desempenho positivo é a queda nos preços de alguns produtos turísticos. De acordo com o levantamento, as passagens de ônibus interestaduais tiveram redução de 1,97%, enquanto os pacotes turísticos caíram 1,78%. Essa redução torna as viagens para o Espírito Santo ainda mais atrativas, especialmente para turistas dos estados vizinhos, como Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.

“Esses estados são alguns dos principais mercados emissores de turistas para o Espírito Santo. A queda nos preços das passagens aumenta a acessibilidade, tornando nosso destino ainda mais competitivo”, pontuou Ana Carolina.

Com esse cenário promissor e um crescimento contínuo, o turismo capixaba se posiciona como uma potência nacional, conquistando cada vez mais visitantes e consolidando-se como um dos destinos mais atrativos do Brasil.

Fonte: C2 Press

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Soja e boi gordo sobem na primeira semana de setembro enquanto milho recua

Foto: Freepik O mercado físico de grãos e proteína animal terminou a primeira ...

OCB/ES completa 54 anos com mais de 1 milhão de cooperados no Espírito Santo

Foto: Divulgação/OCB-ES A Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (Ocees) foi ...

Capacitação busca ampliar uso de pescado na alimentação escolar do Espírito Santo

Foto: Divulgação/IFES- Piuma Uma parceria entre o Sindicato da Pesca do Espírito Santo ...

Mostra de Conilon Fine Cup aproxima produtores e compradores em busca de cafés de qualidade

Foto: Freepik A 1ª Mostra de Negócios de Conilon Fine Cup em Volume ...

Festa do Morango com 30 mil fatias de torta e novas delícias em Pedra Azul

Foto: Julio Huber Texto: Julio Huber Neste fim de semana, o frio de ...