José Luiz Tejon fala sobre terroirs brasileiros em evento em Gramado

O especialista em agronegócio e doutor em Educação, professor Luiz Tejon, será um dos palestrantes do Connection Terroirs do Brasil, evento que acontece entre os dias 28 e 31 de maio, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Em conversa recente com as equipes da Rossi & Zorzanello, organizadora do evento, e do Sebrae, correalizador, o professor elogiou a escolha da temática e reforçou a relevância do termo “terroir” no cenário global.

“É genial estarem adotando o nome Terroir. Esse é um conceito muito valorizado no mundo, especialmente na Europa, onde tudo gira em torno do terroir. O Brasil precisa falar sobre isso. Podemos produzir commodities, sim, mas as pessoas consomem sabor, consomem saúde”, comentou Tejon.

Anúncio

A palestra do professor será no dia 29 de maio, às 11h, no Palácio dos Festivais. Ele trará reflexões sobre o consumo global de produtos com origem certificada e territorialidade. Segundo Tejon, a juventude mundial está cada vez mais conectada com alimentos locais, familiares e com identidade. “Dou aula na França e vejo isso de perto. O Brasil precisa se posicionar. Para construir uma imagem sólida, temos que falar de terroir”, reforçou.

Para o especialista, eventos como o Connection são fundamentais para ampliar o reconhecimento dos produtos com Indicação Geográfica do Brasil. “Aplaudo essa iniciativa, que precisa crescer ainda mais. Turismo é agronegócio puro. Quando você viaja, quer comer algo típico. Quer saber qual é a especialidade daquele lugar. E o Brasil tem uma riqueza gastronômica incrível para oferecer ao mundo”, avaliou.

Anúncio

Tejon também citou o Salão da Agricultura de Paris como exemplo de valorização do terroir. “É um salão voltado para a origem. Neste ano, a única presença brasileira lá foi um restaurante com churrasco e caipirinha, criado por um brasileiro do Amapá. Foi um sucesso. Isso mostra o nosso potencial. O Brasil tem carisma, tem sabor, tem identidade. Só precisa ocupar esse espaço no mundo com mais força”, concluiu.

O Connection Terroirs do Brasil chega à sua 8ª edição, sendo a terceira com foco na temática “terroirs”. O evento já é considerado a maior vitrine dos produtos com Indicação Geográfica do país. Atualmente, o Brasil conta com 132 produtos com o selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Mais de 50 deles estarão em exposição gratuita na Rua Coberta, no centro de Gramado.

Além da feira, a programação inclui uma arena gastronômica, Wine Bar com degustações de vinhos certificados, Arena de Cafés de Origem Controlada com degustações guiadas, exposição de obras de artistas locais, sessão de autógrafos com escritores da região e uma mostra de produtos de agroindústrias familiares de Gramado e produtores com o Selo Sabor Gaúcho.

Fonte: Blog Festuris

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Soja e boi gordo sobem na primeira semana de setembro enquanto milho recua

Foto: Freepik O mercado físico de grãos e proteína animal terminou a primeira ...

OCB/ES completa 54 anos com mais de 1 milhão de cooperados no Espírito Santo

Foto: Divulgação/OCB-ES A Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (Ocees) foi ...

Capacitação busca ampliar uso de pescado na alimentação escolar do Espírito Santo

Foto: Divulgação/IFES- Piuma Uma parceria entre o Sindicato da Pesca do Espírito Santo ...

Mostra de Conilon Fine Cup aproxima produtores e compradores em busca de cafés de qualidade

Foto: Freepik A 1ª Mostra de Negócios de Conilon Fine Cup em Volume ...

Festa do Morango com 30 mil fatias de torta e novas delícias em Pedra Azul

Foto: Julio Huber Texto: Julio Huber Neste fim de semana, o frio de ...