José Luiz Tejon fala sobre terroirs brasileiros em evento em Gramado

O especialista em agronegócio e doutor em Educação, professor Luiz Tejon, será um dos palestrantes do Connection Terroirs do Brasil, evento que acontece entre os dias 28 e 31 de maio, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Em conversa recente com as equipes da Rossi & Zorzanello, organizadora do evento, e do Sebrae, correalizador, o professor elogiou a escolha da temática e reforçou a relevância do termo “terroir” no cenário global.

“É genial estarem adotando o nome Terroir. Esse é um conceito muito valorizado no mundo, especialmente na Europa, onde tudo gira em torno do terroir. O Brasil precisa falar sobre isso. Podemos produzir commodities, sim, mas as pessoas consomem sabor, consomem saúde”, comentou Tejon.

Anúncio

A palestra do professor será no dia 29 de maio, às 11h, no Palácio dos Festivais. Ele trará reflexões sobre o consumo global de produtos com origem certificada e territorialidade. Segundo Tejon, a juventude mundial está cada vez mais conectada com alimentos locais, familiares e com identidade. “Dou aula na França e vejo isso de perto. O Brasil precisa se posicionar. Para construir uma imagem sólida, temos que falar de terroir”, reforçou.

Para o especialista, eventos como o Connection são fundamentais para ampliar o reconhecimento dos produtos com Indicação Geográfica do Brasil. “Aplaudo essa iniciativa, que precisa crescer ainda mais. Turismo é agronegócio puro. Quando você viaja, quer comer algo típico. Quer saber qual é a especialidade daquele lugar. E o Brasil tem uma riqueza gastronômica incrível para oferecer ao mundo”, avaliou.

Anúncio

Tejon também citou o Salão da Agricultura de Paris como exemplo de valorização do terroir. “É um salão voltado para a origem. Neste ano, a única presença brasileira lá foi um restaurante com churrasco e caipirinha, criado por um brasileiro do Amapá. Foi um sucesso. Isso mostra o nosso potencial. O Brasil tem carisma, tem sabor, tem identidade. Só precisa ocupar esse espaço no mundo com mais força”, concluiu.

O Connection Terroirs do Brasil chega à sua 8ª edição, sendo a terceira com foco na temática “terroirs”. O evento já é considerado a maior vitrine dos produtos com Indicação Geográfica do país. Atualmente, o Brasil conta com 132 produtos com o selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Mais de 50 deles estarão em exposição gratuita na Rua Coberta, no centro de Gramado.

Além da feira, a programação inclui uma arena gastronômica, Wine Bar com degustações de vinhos certificados, Arena de Cafés de Origem Controlada com degustações guiadas, exposição de obras de artistas locais, sessão de autógrafos com escritores da região e uma mostra de produtos de agroindústrias familiares de Gramado e produtores com o Selo Sabor Gaúcho.

Fonte: Blog Festuris

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...