Ações de educação financeira do Sicoob devem atender mais de 10 mil pessoas nesta semana

Foto: Sicoob/ES

Durante toda a semana, até o próximo domingo (18), o sistema regional Sicoob ES vai promover cerca de 360 ações voltadas à educação financeira. As ações fazem parte da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). A intenção é atender mais de 10 mil pessoas em 108 municípios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, onde atuam as seis cooperativas singulares do sistema.

Anúncio

O tema deste ano, definido pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira, é “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”. As atividades planejadas pelo Sicoob incluem oficinas, palestras, rodas de conversa e ações em escolas públicas e privadas, com o objetivo de promover conhecimento sobre finanças de forma prática, acessível e transformadora.

As ações fazem parte de uma agenda anual de incentivo à educação financeira nas comunidades, com foco na inclusão social e no fortalecimento da autonomia das pessoas por meio do conhecimento.

Anúncio

“A educação financeira transforma realidades e contribui para a construção de um futuro mais consciente. Ao levarmos esse conhecimento desde cedo para crianças e jovens, damos a eles a oportunidade de fazer escolhas mais equilibradas e sustentáveis ao longo da vida”, destaca a diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade do Sicoob ES, Sandra Kwak.

A Semana ENEF é uma iniciativa de alcance nacional que reúne entidades públicas e privadas engajadas na promoção da educação financeira no Brasil. No Sicoob, esse compromisso é contínuo e se concretiza ao longo de todo o ano, por meio de programas permanentes voltados a diferentes públicos.

Um dos destaques é o Programa Financinhas nas Escolas, que utiliza a metodologia da Coleção Financinhas para levar conteúdos de educação financeira a alunos do Ensino Fundamental I. Além disso, o Sicoob também promove palestras voltadas a jovens e adultos, incentivando escolhas mais conscientes no uso do dinheiro.

Outras ferramentas disponíveis são as plataformas online gratuitas desenvolvidas pelo Instituto Sicoob. A plataforma “Se Liga” oferece conteúdos de finanças pessoais e para Microempreendedores Individuais (MEI), com acesso em seligafinancas.institutosicoob.org.br.

Já as Clínicas Financeiras Virtuais são espaços de orientação sobre planejamento financeiro, negociação de dívidas e investimentos, e podem ser acessadas em clinicasfinanceiras.institutosicoob.org.br/quem_somos.

Mais informações sobre os projetos e ações podem ser consultadas no portal www.comunidadesicoob.com.br, na aba “Social – Atuação”.

Fonte: Sicoob/ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

Foto: Ricardo Ribeiro Uma nova espécie de cipó foi identificada em Santa Teresa, ...

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...

Fiscalização apreende pimenta-do-reino e café irregulares no Espírito Santo

Uma ação de fiscalização móvel da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo, por ...

Complexo Turístico Fazenda Santa Maria avança em Muniz Freire e abre oportunidades para investidores

O Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria, em Muniz Freire, entra ...