Reinauguração da Cachaça Crioula fortalece agricultura familiar no Espírito Santo
Foto: Divulgação / Incaper

A produção artesanal de cachaça ganhou um novo impulso no Espírito Santo. A Cooperativa Mista de Produção e Comercialização do Estado (CPC-ES) reinaugurou a agroindústria da Cachaça Crioula, localizada na comunidade de São José, em Águia Branca. A iniciativa fortalece a agricultura familiar e conta com apoio técnico do Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.
Anúncio
Para garantir a qualidade da bebida, os cooperados participaram de um curso intensivo sobre boas práticas na produção de cana-de-açúcar e na fabricação da cachaça. A capacitação, conduzida por extensionistas do Incaper, abordou desde o plantio da cana até o engarrafamento da bebida.
Entre os temas discutidos estavam higiene, segurança alimentar, rotulagem, comercialização e exigências legais do setor. Também foram repassadas orientações sobre o uso correto de insumos agrícolas, como adubos e mudas com bom material genético, além do controle do grau Brix (nível de açúcares) e da rastreabilidade do produto final.
Anúncio
A equipe responsável pelas atividades incluiu os técnicos Luís Gustavo Vieira Maniak, Jozyellen Nunes da Costa, Vinício Oliosi Favero e Célio Roberto Cuquetto, de diferentes unidades do Incaper no norte do Estado.
Segundo o presidente da CPC-ES, Dorizete Cosme, o apoio técnico é essencial para ampliar o acesso ao mercado formal e manter o padrão de excelência da Cachaça Crioula. Ele destaca que a parceria com o Incaper tem sido fundamental para profissionalizar a agroindústria e valorizar o produto capixaba.
O Espírito Santo é hoje o terceiro maior produtor de cachaça do país, com 81 estabelecimentos registrados, segundo o Anuário da Cachaça 2025, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O Estado também se destaca pela maior dispersão de produtores no território nacional: quase metade dos municípios capixabas têm pelo menos uma agroindústria formalizada. Além disso, é o segundo colocado em densidade produtiva, com um produtor para cada 50 mil habitantes.
Fonte: Incaper
Anúncio
Anúncio