Evento irá premiar melhores queijos brasileiros e promoverá capacitações
Foto: Julio Huber

Os melhores queijos do Brasil serão conhecidos durante o VIII Prêmio Queijo Brasil, que será realizado entre os dias 7 e 13 de julho, em Blumenau (SC). Haverá ainda uma agenda intensa de atividades profissionais para o segmento queijeiro durante os dias de programação.
Anúncio
Considerado o maior concurso de queijos artesanais do Brasil, o evento contará com formação técnica, troca de conhecimento e desenvolvimento de negócios. A programação é repleta de atividades voltadas a produtores, queijistas, chefs, comerciantes e demais agentes da cadeia produtiva do leite e da gastronomia artesanal.
De 7 a 9 de julho os jurados avaliam as amostras e a cerimônia, que ocorre dia 10, premia os melhores queijos do Brasil, enquanto o evento se consolida como um ambiente estratégico de capacitação e conexões. Entre os destaques estão a Formação Queijista, as oficinas técnicas e sensoriais, palestras sobre gestão, tributação e harmonização, e a Rodada de Negócios, que ocorrem de forma contínua durante o festival, conectando produtores e compradores de todo o país.
Anúncio
O evento também cresce em relevância e dimensão, já que a edição de 2025 marca um novo capítulo de sua história, que passa a ser oficialmente reconhecido como Festival Nacional do Queijo. Embora o Prêmio Queijo Brasil esteja em sua oitava edição, esta é a primeira vez que a programação voltada ao público geral ganha nome, estrutura e comunicação próprias.
No total, foram inscritas 2.291 amostras, enviadas por 321 cidades brasileiras, com avaliação de mais de 140 jurados. O número de expositores subiu de 65 para mais de 80 marcas, e a expectativa de público ultrapassa 15 mil visitantes durante os quatro dias de festival. Haverá ainda premiação para o melhor queijo de cada Estado brasileiro e concurso de manteiga e doce de leite.
Para Fabrício Scalco, idealizador do evento, a transformação do festival atende a um desejo antigo de aproximação com o público consumidor. “O Festival Nacional do Queijo nasce da vontade de dialogar mais de perto com quem ama e consome queijo artesanal. Sempre tivemos essa programação dentro do Prêmio, mas nunca com a força e identidade que teremos agora. É uma alegria imensa colocar esse projeto à disposição do público final, permitindo que cada pessoa descubra a diversidade de sabores, regiões e histórias que formam esse universo tão rico”, afirmou.
Formação Queijista (7 a 12 de julho)
Voltada a profissionais e entusiastas, a Formação Queijista oferece conteúdo aprofundado sobre análise sensorial, defeitos em queijos, harmonização com cachaça, famílias tradicionais brasileiras e outras temáticas. A iniciativa é promovida pela Escola Brasileira de Queijistas e reúne módulos independentes e complementares. As aulas ocorrem no auditório da Amve, com inscrições abertas.
Rodada de Negócios (10 de julho)
Durante os quatro dias do festival, a Rodada de Negócios promove encontros entre produtores artesanais, distribuidores, lojistas e compradores institucionais. A proposta é estimular relações comerciais, visibilidade e escoamento da produção, aproximando as queijarias do varejo e da gastronomia especializada.
Oficinas e Palestras para profissionais
De 10 a 12 de julho, a programação contempla temas práticos para quem atua no setor. No dia 10, será a vez de gestão financeira e tributária, com Felipe Pacheco; marketing e criatividade para negócios queijeiros, com Cristian Silva e Juliano Mendes e aplicações de IA com ChatGPT para empreendedores, com Tiago Pascoal.
No dia 11, haverá oficina sobre valorização comercial, com Eduardo Girão e mesa-redonda com lideranças do setor sobre o futuro do queijo artesanal no Brasil. No dia 12, será a vez de oficinas de harmonização com drinks, alimentos brasileiros e cachaças; degustações técnicas e sensoriais, com especialistas como Bruno Cabral, Maike Montanhini e Rosanna Tarsitano e panorama da excelência alimentar catarinense com foco territorial.
Festival Nacional do Queijo (10 a 13 de julho)
Durante o evento, o público também poderá visitar a feira com mais de 70 expositores de queijos artesanais, vinhos, cafés, azeites e produtos de charcutaria, promovendo integração entre pequenos produtores e consumidores finais. A feira é aberta a todos os públicos, com entrada gratuita em dois dos quatro dias.
Premiação e celebração (10 de julho, às 17h)
Os queijos inscritos no concurso serão avaliados nos dias 8 e 9 de julho por um júri técnico formado por especialistas de todo o país. A cerimônia de entrega de medalhas e troféus será realizada no dia 10, às 17h, logo após, às 22h, haverá um coquetel para convidados, jurados e premiados.
SERVIÇO
Festival Brasileiro do Queijo 2025
- Endereço: Setor 2 do Parque Vila Germânica – R. Alberto Stein, 199, Velha, Blumenau (SC)
- Data: de 10 a 13 de julho
- Horários: 10/07, quinta-feira: das 14h às 22h (entrada gratuita); 11/07, sexta-feira: das 14h às 23h (entrada: R$ 10); 12/07, sábado: das 12h às 23h (entrada: R$ 15); 13/07, domingo: das 10h às 20h (entrada gratuita)
- Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/festival-brasileiro-do-queijo/2958310
Fonte: Koi Comunicação
Anúncio
Anúncio